segunda-feira, novembro 13, 2006

Altas Quintas 2004

Sempre que se fala em vinhos "fora do normal", é sabido que o nome Altas Quintas surge sempre...
Como muitos saberão, este é um novo projecto, muito dinâmico e com excelente apresentação e que tanto tem feito pelo vinho a copo, pois são vários os restaurantes que têm este vinho a copo. As vinhas ficam situadas no Alto Alentejo, na zona do Parque de São Mamede, num planalto a nada mais, nada menos, 600 metros de altitude.
Este vinho tem o cunho do Enólogo Paulo Laureano.

As castas deste lote são as tradicionais do Alentejo, sendo elas a Trincadeira, o Aragonez e o Alicante Bouschet. Após fermentação em balseiros de 10.000 litros, o vinho estagiou em barricas novas de carvalho francês.

Com 14%vol. o vinho apresenta uma cor granada carregada.
No nariz, respira-se frescura do campo conjugado com uma elegância da madeira nova, com excelentes notas florais, ameixa, baga, eucalipto, aliadas então a baunilha, cera de móvel, chocolate preto e café fresco. Tudo aqui está exuberante e elegante, mostrando uma excelente integração da madeira no vinho.

Na boca, ao estilo after-eight, fresco, com uma acidez bem vincada, de grande volume, com taninos finos a darem uma boa estrutura ao vinho, com o chocolate e as notas mentoladas e algum floral a encherem a boca com delicadeza, cheio de notas de barrica nova, baunilha, algum caramelo e torrados, delineando um final longo e especiado, num perfil seco e fresco.

Um vinho muito bem conseguido, virado sempre para a mesa, de grande equilíbrio com uma frescura quase irritante para um Alentejano, e a dizer que está bom de beber, mas que algum tempo em cave não lhe fará mal de certeza.
Mais tarde provarei o Reserva 2004 que é agora novidade no mercado.

Nota 17




Produtor – Altas Quintas, Lda
Produção – 50.000 garrafas
Preço – 20 euros aprox.

2 comentários:

  1. Boa Noite Paulo Miguel Silva,
    5 estrelas para este seu trabalho, um Blog sobre Vinho elaborado por um Jovem, PARABÉNS.
    Passei por aqui por ter recebido 2 caixas de Altas Quintas que vou agora provar com prazer e algum conhecimento prévio!
    Continuação de Boas Festas e um Óptimo 2010
    Luis Parro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.