sexta-feira, junho 22, 2007

Quinta da Pigarra Alvarinho Espumante Bruto 2005

Parece cada vez mais ponto assente que os produtores de Alvarinho da região dos Vinhos Verdes se interessam em fazer vinhos espumantes. São já algumas boas referências no mercado, e será talvez, atrás da Bairrada a segunda região com mais espumantes produzidos.
Da sub-região de Melgaço, a M.B. Agricultores lança pela primeira vez um espumante da Quinta da Pigarra, feito pelo método clássico, exclusivamente com Alvarinho.

Com 12,5%Vol. e uma cor amarela esverdeada com a bolha muito viva e cheia de vigor, algo desordenada.
No nariz, o perfil da casta mostra-se logo, com um perfil floral e primaveril. O aroma tem alguma exuberância, com citrinos, bolacha e muito mineral. Apesar da sua juventude e nervura no aroma, está um nariz equilibrado, com uma boa envolvência de aromas, onde uma ligeira tosta harmoniza todo o conjunto.

Na boca, vincado, de acidez elevada e com a bolha bem presente. A textura é crocante, com muita energia, muito fresco, predominando notas de maçãs verdes e citrinos. Esta personalidade faz com que a boca fique completamente limpa de tudo o que possamos estar a comer, o que será bom para alguns pratos mais gordos, onde esta fantástica acidez e frescura contrabalançem muito bem. O final é seco, fresco e com muito perfume floral. Um espumante que talvez melhore com o tempo, para ganhar alguma elegância, mas se se quiser apanhar esta fase vivaça é melhor não lhe dar tempo.

Nota 15,5

5 comentários:

  1. Caro Paulo,
    não esquecer a região de Távora-Varosa com os seus belos Murganheiras e companhias..

    Mas que começam a aparecer muita coisa na Região dos Vinhos Verdes é verdade

    Boas provas

    ResponderEliminar
  2. Pois é!

    Esqueci-me por completo!

    Grande abraço Chapim

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo

    Muito interessante esta nota de prova de um espumante Alvarinho. Embora não sendo um grande apreciador de espumantes, fiquei cheio de curiosidade em provar um Espumante de Alvarinho. Onde o comprou? Quanto pagou por ele?

    Um abc

    Zé Tomaz

    ResponderEliminar
  4. Caro Zé Tomaz,

    Obrigado pelo seu comentário.
    Nunca provou por exemplo o Espumante Soalheiro? Se o vir à venda por Lisboa, compre que valerá bem a pena.

    Quanto a este Pigarra, foi-me oferecido, no entanto tentarei saber o preço dele.

    Um abraço e até dia 7!

    ResponderEliminar
  5. Numa iniciativa d´ O Copo de 3, decorrerá no próximo dia 7 de Julho, nos Claustros do Convento dos Capuchos, em Vila Viçosa, o evento Vinum Callipole 2007, com a participação de alguns produtores de vinho, a nível nacional.

    Herdade das Servas, Ervideira, Cortes de Cima, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade do Portocarro, Alves de Sousa, Azamor Wines, Adega Cooperativa de Borba, Vinhos Dona Berta, Álvaro de Castro, Bago de Touriga, Quinta da Lagoalva… (em breve a lista definitiva).

    Um evento em que poderá provar o que de melhor eles têm para nos oferecer, assim como, e de um modo informal, falar com produtores, enólogos e responsáveis, sobre os vinhos presentes, o que têm no mercado e as novidades que estão para aparecer.

    Claustros do Convento dos Capuchos, uma atmosfera calma e relaxante


    VINUM CALLIPOLE – 2007


    7 Julho | 16h – 20h00

    Claustros do Convento dos Capuchos Vila Viçosa

    Entrada: 5 €
    Copo Schott Din Sensus incluído


    Linha de Informação: 967 344 226

    copo_de_3@hotmail.com (reserva de entradas)
    www.copod3.blogspot.com

    Nota: as entradas são limitadas, aconselha-se a reserva com antecedência.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.