terça-feira, setembro 18, 2007

Douro Boys - Os Vallado Tintos de 2005

Neste texto apenas vou colocar as minhas breves considerações sobre os tintos da Quinta do Vallado de 2005 provados no Douro Boys Master Class. Seguir-se-á a Niepoort, Quinta do Crasto, Quinta Vale Dona Maria e Quinta do Vale Meão nos próximos dias. Por ordem de prova:

Quinta do Vallado 2005
Loteado com as castas típicas da região apenas 15% do lote estagia em barricas de carvalho francês durante 12 meses, onde o resto obviamente fica no inox. 30% do lote provém de vinhas com mais de 70 anos, sendo o restante de vinhas novas com 8 a 12 anos. Com 13,5%VOL e claras notas de ameixa madura, toque de chocolate e algum floral. Na boca mostra um estilo bem alegre, com algum fruto maduro, fresco e de acidez mediana num final ligeiramente fumado e com lembranças minerais. Depois de alguns anos um pouco mais madurões no Vallado (2003 e 2004), parece que se encontrou outra vez um perfil bem mais interessante, talvez lembrando o belo tinto de 2001 que ainda há bem pouco tempo bebi. São 135.000 garrafas produzidas o que é impressionante (em Portugal) face à qualidade do vinho.
Nota 16

Quinta do Vallado Touriga Nacional 2005
100% Touriga de uma vinha plantada em 1994, com um estágio de 20 meses em carvalho francês. É o primeiro Touriga em extreme desta vinha. Com 14%Vol e um perfil que não esconde a casta, cheio de violetas, embora muito exuberante, o vinho acaba por se mostrar um pouco crú ainda, cheio de força, com a madeira bem vincada e um lado verde algo nervoso. Balsâmico e com notas químicas, o final é ligeiramente seco e amargo a mostrar claramente um tinto de respeito, mas a precisar de repouso. São 12.000 garrafas deste monocasta.
Nota 17

Quinta do Vallado Reserva 2005
Um vinho bem conhecido e sempre muito bem pontuado por todo o mundo, é feito com 70% de uva proveniente de castas misturados de vinha velha ( + de 80 anos). O estágio é feito em carvalho francês durante 17 meses. Menos marcado na madeira que o Touriga, pois também tem um aroma mais austero. Cheio de fruto preto, mirtilios, amoras, chocolate preto com um traço mineral que traz alguma frescura. Nariz bem maduro e complexo. Na boca, balsâmico e com fruto fresco, mostra-se encorpado e com taninos ligeiramente duros que mostram toda a bravura deste vinho. O final é longo, elegante e profundo, com suaves toques de tabaco. Belo tinto, com vigor e muita seriedade. A precisar também claramente de tempo em garrafa. 27.000 garrafas e 1.200 Magnums. Quantidade e qualidade uma vez mais...
Nota 17,5

Quinta do Vallado "No Name" 2005
Esta novidade apresentada pela Quinta do Vallado, ainda não tem nome definido. Trata-se de um vinho feito exclusivamente de umas vinhas muito velhas, com mais de 80 anos, com uma produçao de 500 gramas por videira... O vinho, fermentado em inox, estagia depois durante 20 meses em carvalho francês. Com 14,8%Vol, apresenta-se com vontade de impressionar, cheio de austeridade combinada com elegância. Fumo, fruto preto refinado, ligeira baunilha e uma boa dose de especiarias. Aroma muito complexo e que se desdobra no copo com muita elegância, onde o álcool apesar de elevado não se nota. Na boca, carnudo, hiper-concentrado, cheio de chocolate preto e fruto fresco, apoiado pela barrica muito bem integrada. Final muito longo, expressivo e acima de tudo crescente. Um vinho intenso, onde a acidez é ponto essencial para segurar todo o volume e potência do vinho. Grande tinto. As 2.000 garrafas produzidas serão alvo de cobiça!
Nota 18

Prometo ser breve nos próximos capítulos... Até já!

4 comentários:

  1. Paulo,

    Parece que os Vallado estão a subir de forma... vê-se nas notas... :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim os Vallado estão sempre em forma. Muito regulares.

    Frexou pela descrição que fazes do No Name acho que preferia continuar no Reserva que considero um vinho de grande valor.

    Boas provas!

    ResponderEliminar
  3. sabe se irá haver tinta roriz de 2005?
    C
    DG

    ResponderEliminar
  4. Não posso precisar essa informação, no entanto os vinhos que a Quinta do Vallado apresentaram foram apenas estes...
    Pode sempre enviar um e-mail ao produtor: vallado@mail.telepac.pt

    Um abraço,
    Paulo Silva

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.