quarta-feira, setembro 30, 2009

Douro Boys Masterclass 2009

No passado dia 2 de Setembro os Douro Boys voltaram a fazer a apresentação anual no Douro. Desta vez foram apresentados os brancos de 2008 e os tintos de 2007. Uma vez mais, Dorli Muhr foi a grande Mulher por trás dos Boys, num evento organizado a roçar a perfeição na nova adega da Quinta do Vallado.

Os vinhos foram provados na enorme sala de barricas após uma breve visita pela adega, que está quase construída. É sem dúvida uma adega imponente, muito bem arquitectada e de certeza nada barata! Se os vinhos do Vallado já tinham uma consistência louvável, imagine-se o que daí virá, com todos os mimos e apoios tecnológicos que agora Francisco Olazábal terá.

Os brancos

VZ 2008
Finalmente este vinho encantou-me. Excelente austeridade e perfil mineral. Dá-me a sensação de ter a madeira muito mais discreta e integrada. Muito xistoso, aliás profundamente xistoso, com aromas de laranja e alguns frutos secos. Na boca é refrescante com uma acidez cítrica de bom nível e um final muito longo.
Nota 17,5

Crasto 2008
Bastante penalizado no meu enteder, por ter sido provado logo após o VZ. Ainda assim mostrou-se um vinho cheio de vegetal fresco e limonado. Na boca tem uma acidez crocante e repleto de frescura. Ligeiro, algo directo mas muito limpo e alegre.
Nota 15,5

Tiara 2008
Perfil delicado e elegante com um aroma floral e muito fruto branco. Na boca mostra-se glicérico, com alguma profundidade, cheio de frutos brancos e algumas ervas frescas, com uma excelente acidez. Final de boca delicado, fresco e seco.
Nota 16,5

Redoma 2008
Sedutor e envolvente no aroma, com aroma de pêssegos e uma tosta ligeira. Na boca tem uma acidez delicada, é cremoso e com alguma complexidade, com a fruta e a tosta em pleno equilíbrio. O final é longo com alguma dureza mineral.
Nota 16,5

Redoma Reserva 2008
Uma vez mais a percepção da madeira aqui é mais discreta que no Redoma "normal". Aroma fechado, com alguma banana e frutos frescos. Floral q.b., muitoo profundo e misterioso. Vibrante na boca, com uma complexidade notável. Acidez praticamente perfeita com grande dose mineral. Gordo, austero, viril, proporciona um final de boca muito profundo e com grande elegância.
Nota 18

Quinta do Vallado 2008
Aroma contido, focado nas notas vegetais de boa qualidade e muito limão. Na boca está com algum corpo, muito focado no lado citrino e fruto fresco. O final de boca revela uma ligeira doçura, equilibrado na acidez.
Nota 15,5

Quinta do Vallado Moscatel Galego 2008
Gostei dele uma vez mais. O aroma é claramente o mais distinto de todos em prova, com muitas notas de chá, de laranja cristalizada e um floral exuberante. Aparecem também notas de espargos, relva e de rebuçado. Claramente um estilo único. Acidez desconcertante num final imprevisívelmente seco e até ligeiramente amargo.
Nota 16,5

Quinta do Vallado Reserva 2008
Nota-se um bom trabalho da madeira, mas ainda com necessidade de casar um pouco mais com a fruta. Fumo, café e até algumas notas de bolacha passam por cima do fruto maduro e de boas notas vegetais. Na boca a tosta continua um pouco presente, com uma boa estrutura e profundidade. Certamente irá crescer.
Nota 16,5/17

Em breve publico os tintos.

1 comentário:

  1. 正享除蟲服務項目:白蟻防治 跳蚤防治 蛀蟲 燻蒸防治 蟑螂防治 老鼠防治 蚊子防治 蒼蠅防治 螞蟻防治 蛾蚋防治 園藝防治
    正享是專業的白蟻白蟻防治、除蟲專家,提供消除白蟻、白蟻防治、以及除蟲服務,只要您有惱人的白蟻困擾,找正享除蟲就對了。

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.