domingo, maio 21, 2006

Campolargo Arinto 2004




Vindo das mão de Manuel dos Santos Campolargo, um dos melhores produtores da Bairrada, embora com o hábito de produzir poucas garrafas, como é exemplo disso este Arinto de 2004, em que apenas 2130 garrafas foram engarrafadas.
Tem um rótulo simples, mas bastante origianl, em que o título da garrafa vem inserido num texto descritivo do modo como foi feito o vinho.

É então um vinho branco feito apenas a partir da casta Arinto, tendo estagiado 6 meses em madeira usada.

Provado a 12º, embora no guia do JPM fosse indicado para nunca o beber abaixo dos 14º, parecendo-me a mim que o vinho ficaria muito pesado...

Aparece com uma cor amarela com um fundo verde, com ligeiras nuances douradas.

No nariz a presença da madeira é inevitável, tudo num conjunto elegante e convidativo, com a amêndoa e a ameixa branca a marcar papel principal, aparecendo o chá branco em segundo plano, mas que lhe confere uma harmonia muito boa.

Na boca a acidez é elevada mas não exagerada, com uma frescura enorme, mostrando-se um vinho seco, mas com umas ligeirissimas notas doces, com um estilo perfumado, com o côco e pimenta branca a preencherem por completo a boa, deixando um final de boca longo e com elegancia.

É um vinho muito elegante e suave, com uma frescura e acidez contrabalancante, tornando-se num dos grandes Arintos com madeira a meu ver.
Apesar da sua reduzida produção é possível adquirir este vinho por cerca de 8 euros.

Nota 17

Sugestão:
Acompanhem com pratos de marisco, liga muito muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.