domingo, dezembro 10, 2006

Redoma 2005

Este vinho branco, vindo da Niepoort, que na última década tem mostrado que os vinhos das terras de xisto não funcionam só lá em baixo junto ao Douro, mostra agora ao consumidor a sua colheita de 2005.
É um vinho vindo de vinhas plantadas na zona do Cima-Corgo há mais de 40 anos e numa altitude que varia entre os 400 e os 700 metros. Como se tratam de vinhas velhas, muitas castas certamente estarão plantadas, mas as que dominam o lote são a Rabigato, Viosinho, Donzelinho, Arinto e Códega.

Fermentado em barricas de Carvalho Francês, 40% novo durante 9 meses com battonage periódico.
Com 13%Vol. apresenta uma boa tonalidade amarela-palha, com alguns dourados e de boa concentração.

No nariz, alegre e apelativo, sem se esconder nos aromas, o primeiro impacto é um leque de aromas vindos do estágio em madeira, frutos secos, amêndoa, avelã e um toque fumado. Com o arejamento no copo, as notas verdes chegam abraçadas com a fruta para trazer alguma vivacidade ao conjunto, com espargos, pêssego, lima e ananás.

Na boca, com a acidez lá no alto, mostra-se um vinho fresco, com notas citrinas, bastante mineral, mas nada delgado, pois o bom volume de boca dá-lhe um ar aveludado e equilibra o conjunto, ganhando complexidade, e com um final longo e amendoado que teima em persistir, mostrando um excelente equilíbrio entre a madeira e a fruta.
Acaba por ser um vinho que prima pela elegância, muito aromático, encorpado, denso na boca, complexo mas que nunca acaba por pesar, pois a excelente acidez traz-lhe uma harmonia incrível.

Este Redoma 2005, tem o seu auge à mesa com um bom prato e com copos largos para o deixar mostrar o que lhe vai na alma. E olhem que não é pouca coisa...

Nota 17
Preço - 12 euros
Produção - 15.600 garrafas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.