terça-feira, janeiro 02, 2007

Oboé Grande Escolha 2003

Depois da nota desastrosa e quanto a mim incompreensível atribuída pelo meu amigo e vizinho do Pingas no Copo, chega a vez do Oboé ser tocado aqui no Vinho da Casa.

Este vinho, com um bonito rótulo, é o topo de gama da Companhia de Vinhos do Douro, elaborado com um criteriosa selecção de uvas de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca que adormecem durante longos 20 meses em barricas novas de Carvalho Francês após uma maceracão prolongada.

Tem uns bonitos 13%vol e é quase preto na cor.
Com alguma complexidade no nariz a primeira impressão é um perfil denso e bem frutado, com muita fruta madura, muita fruta silvestre ( amoras, groselhas, compotas). A madeira diz que está presente, com o chocolate e as folhas de tabaco a fazerem um bom conjunto. Ao lado deste fruto, aparecem uns aromas curiosos, lembrando quase engaço, vegetal fresco, a trazer ao vinho um toque rústico.

Na boca, com um volume enorme, bem denso e estruturado, mas com taninos finos, fazem uma boa prova, com garra, onde toda a fruta presente é envolvida por uma suavidade trazida pelo longo estágio, cheio de chocolate e algum licor. Os 13º estão aqui na perfeição, mostrando aos demais que em 2003, foi possível fazer um vinho com uma boa maturação e com pouca graduação. O lado rústico continua aqui presente. Termina com um final com alguma complexidade.

É um vinho interessante, com bom volume, nota-se que houve muita extracção e cuidados ao fazê-lo. Os 20 meses de madeira nova não assustam, pois o vinho não está só marcado pela madeira. O preço é que está um pouco acima...

Nota 16,5
Preço - 40 euros
Produção - 3500 garrafas

9 comentários:

  1. Paulo, após uma descrição tão positiva fiquei com a ideia que a nota final podia ser superior, ou não?

    Tenho de o provar.

    Abraços,

    N.

    ResponderEliminar
  2. caro Paulo, uma pequena correcção. Eu não provei o Grande Escolha. Logo não estamos a falar do mesmo vinho! :)

    De qualquer maneira, como já várias vezes afirmei, estou sempre disponível para voltar a trás com a "minha palavra". A prova de vinhos, é do mais subjectivo que existe.

    Na altura, eu mais uns quantos cromos não gostamos mesmo nada do vinho. Era chato, maduro, doce, plano...

    Abração

    ResponderEliminar
  3. Nuno, agradeço as tuas palavras, mas houve dois pontos que levei em consideração para esta nota "baixa":
    Rusticidade ( aromas quase de lagar, de engaço, etc...

    Fruta a mais, com castas como TN e TR, não apareceu no vinho a componente floral.


    Rui, eu acho que só há um OBOÉ! Foi este que provaste. Confirma lá no site www.cvdvinhosdouro.com.
    Mas a prova é subjectiva! E isso é positivo!


    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Paulo é possível que eu esteja equivocado.
    De qualquer maneira, no local onde provei o vinho, não ouvi mencionar o classificativo "Grande Escolha" (ou poderei não ter tomado a atenção necessária).

    Um abração

    ResponderEliminar
  5. Depois da nota desastrosa e quanto a mim incompreensível.

    Frexou a nota é desastrosa e incompreensível porquê ?
    Será que uma pessoa, neste caso o Rui não pode ter uma opinião diferente da tua, que não seja logo dita desastrosa e incompreensível ?
    Seria sempre mais interessante deixares de comparares notas de prova de outros, pois como sabes não se ganha nada com isso e acima de tudo revela respeito pelos gostos dos outros provadores.

    ResponderEliminar
  6. Desastrosa por ser demasiado baixa para o preço do vinho! A prova que o Rui fez não é desastrosa... A nota é que em relação ao preço é um desastre! capicce :) ?

    Sabes bem, e o Rui também que o respeito e que gosto muito das provas dele. Vocês os dois e o Nuno do Saca, aliás são os dois Bloggo-Provadores que mais admiro e respeito

    ResponderEliminar
  7. Um pouco acima? 40 Euros? Upa, upa!
    Mas o interesse disto está precisamente aí. O mesmo vinho agrada a uns e desagrada a outros. É uma questão de gosto, tal como eu não fiquei muito impressionado pelo Chardonnay da Quinta de Cidrô e já vi por aí opiniões bem mais positivas que a minha. Mesmo nas KV, não temos sempre a mesma opinião, e somos só 2! Olha se fossemos mais...
    Eu compreendo o sentido da expressão "desastrosa". Se estamos perante um vinho de 40 euros esperamos algo seguramente excepcional. Se depois nos sai algo que não é nada por aí além, só se pode considerar um desastre. Se eu tivesse dado tanto por uma garrafa e depois a classificasse assim, teria sido um desastre... a minha compra. Mas há tantos factores que influenciam a prova, como vocês sabem... Quantas vezes não aconteceu já o mesmo vinho saber maravilhosamente uma vez e não o acharmos nada de especial de outra vez? Nunca vos aconteceu?

    ResponderEliminar
  8. Por acaso só vi ainda um Oboé. Tal qual já vi o Fagote, que já provei à uns anitos, portanto não me lembro de qualquer nota de prova que tenha ficado na minha memoria. Agora sei que um deles está no Jumbo de Cascais a mais ou menos 10€, e não tinha qualquer referência de colheita especial, pelo menos a olho nu.

    ResponderEliminar
  9. Já agora, espero que os outros também mereçam respeito... :-)
    Todas as opiniões merecem respeito, desde que devidamente fundamentadas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.