quinta-feira, julho 12, 2007

Grou 2 Reserva 2005

Já há uns tempos provei o Grou 2 2004 e o Grou 2004. Agora chega a altura de provar o vinho intermédio, que se estreia na colheita de 2005. Este Grou 2 Reserva 2005, Alentejano da zona de Cabeção tem um lote de Alicante Boushcet, Cabernet Sauvignon, Tricadeira e Aragonês. O estágio é feito em barricas novas e usadas de Carvalho Francês e Nacional.

No nariz, austero e já com alguma complexidade. Mostra notas de barrica bem presentes, com um aroma de móvel encerado, fumo, alguma terra. Todas estas notas em disputa com um claro perfil floral, violeta, muito fruto silvestre e alguns mentolados que trazem alguma frescura. Nota-se aqui um aroma muito jovem, a precisar de tempo para trabalhar ainda mais esta excelente matéria-prima.

Na boca, com uma entrada harmoniosa, fino, de perfil balsâmico e com fruta madura. A acidez é média mas numa boa conjuntura, onde os taninos estão algo secos. Tem um bom volume de boca, extremamente elástico, embora a madeira se mostre uma vez mais, o vinho é fresco e cheio de garra e não cai em sabores enjoativos. O final é longo, crescente, cheio de especiarias, tabaco e terra molhada. Um vinho que mostra um excelente preço, a precisar de calma para beber mas a dar desde já muito prazer, principalmente à mesa com pratos fortes. As castas Cabernet e Trincadeira, que por vezes apresentam notas mais verdes, mostram-se aqui muito bem trabalhadas, pois o vinho está bem maduro, mas não excessivamente maduro.

Nota 17
Preço 10 euros

4 comentários:

  1. É verdade que este Grou 2 Reserva é o mesmo que o Azul Portugal Alentejo Reserva?

    ResponderEliminar
  2. Desconheço essa informação!
    Na Revista de Vinhos deste mês vêm as duas nota de prova, do Grou 2 Reserva e do Azul Portugal Reserva. As notas lá publicadas são diferentes, pelo que daí suponho que não seja o mesmo lote...

    ResponderEliminar
  3. E a primeira vez k estou aver este blog...e como tal estou muito curiosa em saber como um rapaz de 23 anos nao ligado a area dos vinhos pode provar tantos vinhos e em k se basea para atribuir notas e fazer comentarios para os quais a grande maioria das pessoas k os fazem profissionalmente ..ou nao ...andam por ca "mundo do vinho "ha umas decadas ....gostaria k me esclarecesse sobre estas minhas duvidas...

    ResponderEliminar
  4. Deixe-me o seu e-mail, e assim podemos trocar umas palavras na tentativa de esclarecer as suas dúvidas.

    Outra alternativa é usar o meu mail:
    Vinhodacasa@gmail.com

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.