domingo, janeiro 06, 2008

Vega 2003

Nova incursão no portfólio da empresa DFJ. Desta vez em prova esteve um vinho tinto do Douro, onde a DFJ também tem uma gama de produtos. Este Vega é feito apenas com duas castas, Tinta Roriz e Touriga Franca, em partes iguais, com estágio de 3 meses em barricas de Carvalho Americano, Francês e Português.

Com 13%Vol. mostra um cor rubi/avermelhado de média concentração.
No nariz, o aroma está bem apoiado nas notas de fruto vermelho, chocolate de leite e de vegetação. Não muito complexo tem ainda um tom balsâmico a trazer algum frescura ao nariz, com a madeira presente e de bom calibre, com notas de algum fumo.

Na boca, com entrada envolvente e suave, com a Touriga Franca em clara presença. Algo ligeiro no corpo, taninos bem redondos e acidez equilibrada mostra que o vinho está sem dúvida pronto para se beber e que não merece ser guardado mais. De textura sedoso proporciona um final de boca de média duração, ligeiramente seco e com notas de bolo mármore. É um vinho num patamar de preço que por vezes no Douro não inspira muita confiança, mas este Vega tem um bom equilíbrio, dá prazer no dia-a-dia e merece ser conhecido. Mais um vinho a um bom preço da DFJ Vinhos.

Nota 15
Preço 3,90 Euros

2 comentários:

  1. Mais um vinho que passou, pela minha mesa. Também torci o nariz ao ver o preço deste vinho, sendo ele do Douro. Mas como a DFJ nos habituou a vinhos com uma boa relação qualidade preço, não hesitei, e trouxe-o.
    Estas notas de prova encaixam-se perfeitamente na minha opinião sobre este vinho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade. A DFJ parece não brincar em serviço. Tem cerca de 20 referências ( ou mais se calhar) espalhadas pelo país e todas elas parecem ter uma boa RQP.
    Fico contente que as nossas opiniões sobre o vinho estejam de acordo.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.