quarta-feira, novembro 29, 2006

A prova dos 20

Se percorrermos as folhas de alguns manuais ou guias de vinhos, rapidamente chegamos à conclusão de que os tawny's de 10, 20 30 ou 40 anos nada ganham com o estágio em garrafa, e devem mesmo ser guardados de pé.
Quanto à última parte, é simples de perceber, pois como quase todos os tawny's não são rolhados com rolha inteira, guardá-los deitados está fora de questão.
Quanto à primeira parte, uns dizem que o vinho já teve tanto tempo de contacto com a madeira que o estágio em garrafa em nada vai mudar, apenas pode piorar, pois podem-se perder alguns aromas.

Porque toda a regra tem excepção, os Tawny's 20 anos da Niepoort ( não sei se serão os únicos) têm rolha completa e pelos vistos podem ser guardados.

Senão vejamos:
Lá para meados de Outubro, o Dirk Niepoort fez uma pequena brincadeira.
Abriu um 20 anos engarrafado em 2006, um engarrafado em 1973 e outro em 1982. É claro que os lotes são completamente diferentes, mas deu claramente para perceber que o 20 anos de 1973 estava em muito boa forma e o de 1982 em excelente forma. Depois de arejarem bem, provámos os três vinhos às cegas, e o de 2006 foi claramente posto de parte como o menos exuberante e o mais delgado na boca. Eu troquei o de 73 com o de 82, já o José Rodrigo (novo enólogo da Niepoort) esteve exímio na brincadeira. Acertou em cheio!

"Venceu" o combate o de 1982, exuberante, com aromas de garrafa muito curiosos, com uma untuosidade na boca incrível e com um final daqueles mesmo intermináveis.
O de 1973 ainda que muito bem, denotava um ligeiro cansaço na boca, mas claramente superior ao 2006.

Este post veio ao encontro daquilo que o Rui Miguel do Pingas no Copo dizia sobre os LBV's evoluírem ou não em garrafa. Rui, se até os 20 anos evoluem bem , porque não?

Alguém já provou um Tawny com alguma idade de garrafa?
Será que deverão os produtores rolhar as garrafas de Tawny's com condições de guarda?

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.