quinta-feira, novembro 30, 2006

Quinta de Macedos 2002

Depois de provado o Lagar de Macedos e o Pinga do Torto, chega agora a vez do Quinta de Macedos 2002.

É um vinho feito com todos os cuidados, com escolha criteriosa das uvas, vindas de vinhas muito velhas, com 80 anos, onde a predominância é a Touriga Franca entre quase duas dezenas de castas. Após uma maceração de mais de um mês, o vinho adormece durante 20 meses em barricas pequenas de carvalho francês.
Este vinho tal como os outros dois, tenta espelhar o terroir do rio Torto. Vindo de um ano muito complicado, será que as vinhas velhas conseguiram fazer um Douro ao melhor nível? Abra-se a garrafa, decante-se com antecedência e descubra-se!

Com 14,5%vol mostra uma boa cor ainda opaca, com ligeiros reflexos granados.

No nariz o vinho exibe um lado complexo, intimista e acima de tudo convidativo. Uma entrada com classe, com um casamento prefeito entre o vinho e madeira de alto nível, com torrados, notas de baunilha, bolacha maria, chocolate preto, flores secas, frutos vermelhos(morangos, maçã vermelha) e algumas especiarias.

Cheio de garra na boca, mostra toda a potência que o Douro pode ter, picante, explosivo, aliado a uma elegância e a uma seda incrivel, parecendo que toda esta austeridade e severidade está embrulhada em cetim. Taninos mais que finos, grande estrutura, acidez bem lá em cima, explosivo na fruta, exuberante nas notas de madeira. Final muito muito longo e delicado.

Grande, grande vinho...
Se o rio Torto é isto, então está de boa saúde e recomenda-se.

Nota 18
Preço - 28 euros
Produção - 2300

Este vinho entrou também para o desafio da Prova à Quinta.

1 comentário:

  1. Ora aí está um dos meus favoritos no Douro. Citando o JPM no seu guia: "É um tinto de luxo".

    Abraços,

    N.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.