terça-feira, junho 05, 2007

Gravato 2004

Depois do original palhete aqui publicado, vem agora da região de Mêda, o tinto de 2004 da marca Gravato. Feito apenas com Touriga Nacional da Quinta dos Barreiros, sem passagem pela madeira, apenas com estágio de um ano em inox e 6 meses em garrafa.

Com 14%Vol apresenta um cor granada, jovem e com reflexos violáceos.
No nariz, algo fechado e austero, o aroma é bem vincado e característico desta casta. Muitos aromas florais, frutos silvestres envolvidos numa refrescante e atraente alfazema e menta. Este lado fresco e de bom nível é suportado pelo fundo balsâmico. Nariz bem harmonioso mas não muito complexo, apostando no equilíbrio.

Na boca, com uma acidez elevada, nota-se aqui a ausência de madeira, pois o vinho está bem nervoso, com os taninos ainda por limar, com muito fruto, especiarias e uma frescura de realçar. Esta parte nervosa faz-nos crer que poderá evoluir em garrafa, mas bebê-lo já é possível, pois dá prazer e tem muita garra. O final é de boa duração, apontando num só sentido, num final balsâmico e muito frutado. Um Touriga Nacional feito só em inox, cheio de força e com muita alegria. Talvez um pouco de madeira e o conjunto só tinha a ganhar. Bom exemplar da casta.

Nota 16
Preço 9 euros
Produção 12.000 garrafas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.