terça-feira, novembro 27, 2007

Grand'Arte Alicante Bouschet 2005

Depois de apresentar a DFJ e o seu DFJ Merlot&Touriga Franca 2002, provo agora um monocasta de Alicante Bouschet, também da Estremadura. Esta casta, bastante bem trabalhada no Alentejo, dá origem a vinhos muito estruturados, cheios de cor e com muita identidade. Este Grand'Arte, é fermentado em inox, com estágio de 6 meses em barricas Carvalho Americano, Francês e Português.

Com 13,5%Vol tem uma cor rubi escuro profundo.
No nariz a primeira sensação é a de um vinho que parece que foi retirado no momento de uma barrica, não pelo exagero da madeira mas pelo impacto aromático jovem e muito crú. Cheio de notas mentoladas, químicos e muito fruto preto. A madeira está integrada e dá alguma graça ao conjunto, com uma tosta presente de bom nível que apoia as notas saltitantes e viçosas do lado frutado. Tinta da China e alguns fumados perfilam por este aroma nervoso e apelativo.

Na boca, bem mais calmo, com uma entrada harmoniosa, taninos bem maduros e muita, muita fruta preta. Acidez bem colocada traz alguma frescura. Torrados e achocolatados enchem-nos o palato com profundidade. Está um vinho bastante presente na boca, nada duro, com um perfil bem extraído, mas sem enjoar. Estilo after-eight e bastante extraído, parece fazer as delícias dos adeptos dos vinhos chamados de novo mundo. Apesar de todo o nervo que apresenta no nariz, na boca está muito bem. Final elegante e mentolado e com apontamentos da madeira. O final é surpreendente, fino e com classe. O Alicante Boushcet mostra-se muito bem, conseguindo ter um perfil próprio e bastante convincente. Belo vinho a um excelente preço! Certamente irá evoluír bem em garrafa.

Nota 16,5
Preço 7,90 Euros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.