terça-feira, novembro 13, 2007

Quinta de Cidrô Chardonnay Reserva 2002

De um ano mau no Douro, apeteceu-me no outro dia, sentir o pulso a este branco, que quando bebido em novo, dá a sensação de ter potencial de guarda. A Quinta de Cidrô, perto de S.tem as vinhas de Chardonnay plantadas desde 1993, pertencentes à Real Companhia Velha. Por ser de uma casta não autorizada, no rótulo vem a informação de Vinho Regional de Trás-os-Montes, em vez de DOC Douro. 100% Chardonnay, é fermentado e estagiado em barricas de carvalho francês e americano durante 6 meses.

Com 13,5%Vol apresenta já uma bonita coloração amarelo escuro, com reflexos dourados.
No nariz, com uma boa componente de fruta madura, pêssego e manga, mostra-se ainda bem vivo, com alguma exuberância e frescura. A madeira já não tem as habituais notas de baunilha, mas nota-se que fez um bom trabalho e deu complexidade ao aroma. Forte componente vegetal, lembrando um dia chuvoso de outono, casca de árvore, mel e fumo.

Na boca, de corpo arredondado, gordo e com bom volume. Está num ponto extremamente apetecível, com a acidez equilibrada, nada caído, com boa dose de fruto exótico, especiaria e mel, com uma textura típica de um branco com algum idade. O final de boca é de bom comprimento, com notas de fruto maduro e algum exotismo. Um branco bem capaz de aguentar um prato de carne, ou um peixe assado no forno sem qualquer problema! Ainda está cá para as curvas. É preciso é ter sorte na garrafa.

Nota 16
Preço 8 euros

1 comentário:

  1. Interessante e entusiasmante prova, com bons descritores. Um branco com evolução é das coisas, em vinhos, mais reconfortantes. Gostei de ler.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.