sexta-feira, junho 26, 2009

Niepoort Vintage 2007

Segundo Dirk Niepoort, 2007 foi um ano quase perfeito para as vindimas da Niepoort. Os brancos são sem dúvida excepcionais e os tintos que já foram dados a provar prometem. Porém é com o Vintage 2007 que o quadro é acabado de pintar, que a obra fica feita.

Quase preto no copo, no nariz o aroma é muito incisivo, com notas muito vegetais e mentoladas. Os aromas químicos que tanto apareciam nas edições anteriores estão cá, mas um pouco mais escondidos, sendo a fruta preta e o chocholate preto as principais essências. Apesar de todo o aroma espalhar frescura e pureza, notei algumas notas de ameixa e alguns licorosos. Profundo, complexo, cheio de nervo.

Na boca uma vez mais não se consegue fugir à chapa 5 Niepoortiana, vulgo, elegância. Sente-se uma força bruta, cheia de vigor, de fruta, de taninos, de estrutura... mas tudo bem retido numa redoma, vestido de seda. A profundidade deste vintage é algo notável. Ligeiramente verde, com uma acidez invejável, diz aos mais gulosos que este foi feito para provar uma vez, sentido aquilo que o Douro é e deixar o resto das garrafas a repousar para sentir aquilo que é um dos melhores vinhos de guarda do Mundo... um Porto Vintage envelhecido, nobre e majestoso. O final de boca é muito longo, meio-seco, focado nas notas de chocolate e alguma esteva. Nada treme, tudo aqui é preciso e precioso.

Quando o provava, por inúmeras vezes me lembrei do 2003 e do 2005, tentando encontrar termos de comparação. A minha memória não dá para muito, mas assim foi que os (re)descrevi. Achei este Vintage 2007 completamente distinto do 2003 e do 2005. 2003 muito mais quente e abrutalhado, pecando por alguma elegância e 2005 muito mais fino e equilibrado, pecando por alguma força. Este é sem dúvida um grande Porto Niepoort. A provar obrigatoriamente, refrescado (abaixo dos 15ºC) como mandam as regras.

Nota 18,5


vinho já provado também aqui:
http://pingasnocopo.blogspot.com/2009/06/niepoort-porto-vintage-2007.html
http://copod3.blogspot.com/2009/06/niepoort-vintage-2007.html
http://pingamor.blogspot.com/2009/06/niepoort-vintage-2007.html
http://saca-a-rolha.blogspot.com/2009/06/novidade-niepoort-vintage-p-2007-mais.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.