quarta-feira, junho 24, 2009

Quinta do Estanho

Acabada de comemorar 20 anos a produzir e engarrafar vinho do Porto, a Quinta do Estanho é um produtor low-profile, pouco conhecido entre nós mas que apresenta um portfolio bem interessante a preços comedidos, principalmente no Vintage. O Vintage 1994 é um excelente vintage que ainda se encontra no mercado a um preço de saldo, por exemplo. Sobre a Quinta do Estanho visite: http://www.quintadoestanho.com

Provei alguns Porto's da Quinta do Estanho nos últimos tempos, que me permitiu tirar uma radiografia geral a esta marca.

Quinta do Estanho 20 Anos
Muito atraente no aroma, repleto de frutos secos, figos e com uma profundidade notável. Por vezes nota-se algum vinagrinho, iodo e frutos brancos muito maduros. Na boca é generoso, com uma doçura estonteante, viciante, com frescura aliada a uma acidez. Notas de tabaco e frutos secos dão um final longo e delicado.
Nota 16,5

Quinta do Estanho Special White Reserve
Um branco velho, de lote, cheio de personalidade e com uma tonalidade dourada fantástica no copo. Aromas muito envolventes, casca de laranja, frutos cristalizados e alguns aromas de madeiras velhas. A complexidade no nariz é elevada e o vinho beneficia imenso e dá prazer ao ser bebido em várias temperaturas, começando fresco e deixando aquecer no copo. Com a temperatura a aumentar os aromas vão-se desembrulhando de uma forma elegante. Boca suave, rica, muito doce, final longo e cheio de carácter. Um branco velho com um perfil muito próprio. A beber entre os 10 e os 15ºC.
Nota 16


Quinta do Estanho Vintage 2006
Num ano não muito famoso para Vintage's, as casas mais pequenas acabam sempre por conseguir lançar alguns Vintage's e a Quinta do Estanho não foi excepção. Com uma boa extracção aromática, frutos pretos e algumas compotas. A vegetação do Douro está cá, com boas notas de esteva misturadas com o perfume das violetas. Algum toque químico e ligeira ponta de aguardente. Na boca é muito guloso, conquistador e com notas de chocolate preto. O final de boca é elegante, silvestre e perfumado. Um bom vintage de um ano menor a um preço muito interessante, abaixo dos 25 euros.
Nota 16,5

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.