quinta-feira, outubro 30, 2008

Restaurante Casa D'Oro

Sempre tive curiosidade por este restaurante. Fica bem perto da Ponte da Arrábida, cá em baixo na marginal. A vista, virada para o Douro e para o Património Mundial é fantástica.

Felizmente fui salvo pela comida!

Ao entrar sugeriram-me ir para o piso de baixo, onde se situa o restaurante, pois a parte de cima é pizzaria. Disse-me o recepcionista que em baixo era mais romântico e acolhedor.
Ao chegar, preocupou-me a enorme falta de luminosidade nas mesas, uma vez que não havia sequer uma vela para trazer um pouco de romantismo. Pratos de cantina, lamentáveis. Brancos com um risco azul à volta.
Entretanto, já sentados fomos servidos com vários grissinis e focaccias, patés e azeitonas (1,75 por pessoa). Enquanto os empregados falavam alto e porcamente, vimos o menú. Optei pelas Alcachofras Recheadas (6,5) e a Joana pelos Porcini Salteados (7,5), um Fetuccine al Porcini (9) pra mim e uma Torta de Massa Fresca com Ricotta e Espinafres (9) para a Joana.

Depois de mais de 5 minutos à espera e depois de ouvir palavrões vindos da cozinha, com grandes gargalhadas, veio o empregado. A Joana já estava, obviamente, incomodada perguntei:
" Há alguma festa na cozinha?"
resposta - "estão-se a divertir"
Pedi para moderarem o tom de voz, pois afinal de contas disseram que estariamos num restaurante acolhedor e que evitassem os palavrões. O empregado, astutamente disse-me que ninguém disse palavrões... Eu perguntei se queria que eu os repetisse. Pediu desculpa e foi para trás. Qual não é o meu espanto, que o empregado se dirige à cozinha em voz alta a dizer " estão pra li a dizer que tá uma barulheira" Passados 30 segundos ouve-se outra vez um:
"FUODASSE!" seguido duma grande gargalhada geral. Até nós nos rimos.

Bem. Estava o caldo entornado. O que vale é que as alcachofras estavam divinais, com pesto e broa, e um excelente azeite. Os Porcini, carnudos e ultra-saborosos, sem qualquer sabor a alho brilharam. Quando pedi a carta de vinhos, deparo-me com uma grande variedade de vinhos italianos. Pedi um Sangiovese da Emiglia Romagna (18 ), perguntando ao empregado se o vinho era interessante.
Resposta "Bebe-se Bem!" Okey Laughing

O vinho veio a uma temperatura porreira, a uns 14º. Pedi um copo maior e um pouco mais largo, o empregado disse-me que aqueles copos eram para vinhos espessos e que precisassem de abrir. Eu disse que preferia e que gostava de meter o nariz lá dentro.

As pastas estavam muito saborosas, al dente.
Doses generosas. Foi uma excelente comezaina, porque refeição, essa envolve todo um ambiente que não foi proporcionado. Nos galinheiros as galinhas comem, não tomam refeições.

A barulheira lá continuou.
54,5 euros no total, com café Lavazza (1). Preço justo.
A sobremesa ficou para uma segunda vez, preferimos ir de mão dada a passear pela marginal, sempre é mais romântico. Quando lá voltar, certamente muitas vezes mais, já sei ao que vou. Afinal há mesmo trattorias cá no nosso cantinho.

Info
Casa D'Oro
Rua do Ouro 797 {Massarelos} :: t. +351 226 106 012
De quarta a domingo das 12h30 à 01h30; terça a partir das 18h00

6 comentários:

  1. Ora aqui está uma bela crítica, e divertida. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo alerta... Sempre sentí a mesma curiosidade em relação a esse restaurante, mais pela imponência da ponte da arrábida alí em cima da gente, mas tambem pelo maravilhoso por de sol que se vê dalí nos dias de verão!!! Assim, já não vou lá... Vou ao sessenta setenta que me proporcionou um jantar romântico com a Leonor como nunca tinha usufruido!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois, é estranho. Acompanhei as obras de remodelação (o projecto foi feito por um amigo meu), conheço a Paola e ela não é pessoa para tolerar situações dessas; se calhar não estava e, patrão fora...
    Por acaso nunca lá fui jantar, mas de todas as vezes que lá estive, o ambiente estava sempre bastante calmo. Tiveste azar.

    ResponderEliminar
  4. É normal. É a malta do Norte ao seu melhor nível...

    ResponderEliminar
  5. De facto isso não é normal e de certeza que a Maria Paola gostaria de saber esta informação. Quando estiver com ela vou dizer-lhe de modo a que ela possa corrigir estes aspectos.

    Já agora, eu acho que o restaurante é bom, mas a pizzaria é muito boa (mas muito menos romantica, claro).

    Um abr
    NF

    PS - já agora, sugiro que da próxima vez experimentes uma "cacca di giove" - uma mousse de chocolate feita por Deus e pela Maria Paola

    ResponderEliminar
  6. meu caro: nunca, mas nunca mesmo, te queixes antes de seres servido..

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.