Vou colocar aqui algumas palavras utilizadas na gíria do vinho, que muita gente não sabe por vezes o significado...
Quem souber mais algumas "esquisitices" ajude-me!
Adstringência - Sensação de origem química que provoca uma contracção das papilas, deixa os lábios repuxados, corta a salivação e produz uma sensação áspera na língua e no paladar. A adstringência deve-se aos taninos e costuma diminuir com o estágio.
Bouquet - Conjunto dos aromas terciários que se desenvolveram durante o estágio (em madeira, em garrafa) dos vinhos. Os componentes do vinho reagem e evoluem durante a sua conservação em garrafa, de forma diferente conforme o seu potencial de oxidação-redução. Por extensão, chama-se «bouquet» à perspectiva aromática total de um vinho.
Casta - Nome atribuído à videira que produz uvas com determinadas características específicas. Termo de prova para designar aromas e sabores característicos da uva que produziu o vinho.
Organoléptico - Qualidades ou propriedades que se percebem com os sentidos, durante a degustação, como a cor, o aroma e o sabor.
Tanino - Forma genérica de todos os compostos susceptíveis de tanar a pele, ou seja, de a tornar imputrescível e não hidrolisável. Os taninos encontram-se nas cascas, nas madeirasm raízes, frutos, etc...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.