terça-feira, Julho 14, 2009

Restaurante Foz Velha

Começo por decompor a minha intenção. Formei-me, não me decompus, encartei-me. Ganhei o direito de requerer um canudo que me custará 150 euros, IVA incluído... que demorará cerca de 12 meses a chegar ao domicílio.

O jantar só poderia correr bem. Se corresse mal, juro que me inscreveria noutra faculdade e voltava a tomar meias de leite com panike's mistos antes de rumar aos anfiteatros.

O Foz Velha é um dos raros restaurantes do Porto onde raramente vejo uma crítica destrutíva, negativa... algo que tenha corrido mal. Portanto, ir lá, nunca será um tiro no escuro.

Estive lá apenas uma vez ao almoço, onde o perfume do alecrim que acompanhava o porco preto ainda me acorda a alma. Nesse dia, os restaurantes da Foz do Douro abarrotavam de gente e o Foz, Velha, lá estava sereno e calmo com um enorme prazer em receber.

Hoje, experimentei o menú Foz Velha IV que passo a descrever:

Antes do enfático relato, aaproveito para registar que telefonei, obviamente com o intuito de reservar mesa em nome de um Dr., mas com a vontade de perguntar se aceitavam se levasse uma botelha. Afirmativo, com uma taxa de rolha de 5 euros, justa.

Bom Couvert, onde a selecção de pães passa pelo pão de Mafra, de cebola, de queijo, de tomate, de cereais..... com uma manteiga (clarificada) muito cremosa e viciante, uma pasta de caranguejo fresca e uns grissinis ligeiramente moles, caseiros, mas pouco interessantes.

Gelado de foie-gras com maçã confitada, frutos secos e redução de Vinho do Porto. A primeira sensação que me ocorreu foi simplesmente:
Mas porque raio é que na praia não vendem gelados destes? Fantástico sabor de foie, onde a maçã confitada me transporta para o sabor inconfundível dos rebuçados Werther's. Um começo auspicioso e bastante prometedor.

Picadinho de trufa e cogumelos em creme aveludado de chuchu com ovo escalfado e crocante de cebola. O momento alto. Parabéns Marco Gomes. Vai ficar na minha memória durante longos anos.Nem me atrevo a escrever sobre este prato, bestial.

Miolo de vieira com pudim misto de couve-flor e bróculos em manto de puré aioli. Uma ligação interessante, em mais uma das 1001 variações da vieira, qualquer dia apelidada de bacalhau. Vieira carnuda, generosa, tenra e vidrada, com um pudim de bróculos saboroso com (um pouco de clara de ovo a mais), espumoso de mais. O pudim de couve-flor estava muito harmonioso. O puré aioli, puramente catalão, fantástico, para quem gosta de sabores duros, intensos, com personalidade. A ligação geral do prato é muito boa, embora achasse que faltasse um pouco de frescura, de mar, de salinidade.

Até aqui o menú foi acompanhado com um Catarina 2007 da carta, num excelente momento de forma, com algumas pontas de redução inesperadas mas muito convincentes e apetitosas como eu gosto. O serviço de vinhos é atencioso embora um pouco ostensivo no serviço. (Eu gosto de abanar o meu copo e só abana o meu copo quem eu deixo.)

Taco de bacalhau confitado com favas em duas texturas, estaladiço de chouriço e emulsão de coentros. Talvez o prato menos conseguido da noite, ainda assim apelidado de BOM. Bacalhau (em vácuo), com todos os seus sucos, com a gelatina a largar-se entre as lascas, no entanto na boca mostrou-se um pouco empalhado. Favas verdinhas, crocantes por fora, muito delicadas e saborosas por dentro. Puré de favas regular, (embora ache que tivesse manteiga a mais).

Gema falsa de ovo com aroma de café. Um limpa fundos. Aqui não estamos a falar dum limpa palato, dum tira-gosto. É mesmo potente e irreverente. Uma colher de dim-sum chinesa, com café (envolvido em alginato). Um relâmpago de acidez citrina rompe-nos os 5 sentidos. Limão puro e duro. Excelente, mas sem dúvida para os mais audazes. Fez-me lembrar os cafés com gelo e limão que bebo quando estão mais de 35 graus e o mar está mesmo ali. Fantástico.

Mil folhas de pato confitado em leito aveludado de batata e essência de cogumelos. Com este prato dou por mim a pensar que só agora, no último prato (salgado, entenda-se: não doce) é que chegam os banais hidratos de carbono. Todos os pratos estavam equilibrados em termos de argumentos, de ingredientes e, porém, a batata, o arroz, a massa, ainda não tinham dito "presente". De certeza que não fui o primeiro a descobrir este facto, mas é de louvar a procura pelo menos óbvio. Embora a dose seja um pouco "enooorme" consegui perceber a excelente ligação, onde o pato desfiado (confitado em casa) estava magnífico, com a gordura bem escondida. O "leite-creme de batata e cogumelos" foram um fiel parceiro do pato, suportaram e não ficaram muito abafados com a profundidade e intensidade de sabores da carne.

Até aqui foi servido um Quinta do Mouro 2002, BYOB, com copos iguais aos de branco e de água. São copos competentes, mas não são copos que permitam desfrutar de um grande vinho, como o é este Mouro. Belo vinho, sem dúvida um dos melhores Alentejanos de todos os tempos. (pelo menos dos tempos em que bebo vinho... ok ok excluo o Mouchão 1963, e o 1970 e 0 1991... e o Dourado de 2000) Sobre a carta de vinhos apenas acho que poderia ser mais personalizada, com mais identidade. Tem bons vinhos, certo, mas apenas tem os vinhos do costume. Esporão, Sogrape, Dão Sul, etc etc. Tudo se resume ao G7 - Grupo dos Sete, que agrupa as sete maiores empresas de vinhos de Portugal (Aveleda, Esporão, Sogrape, Aliança, Messias, Bacalhôa e José Maria da Fonseca).


Charuto de leite-creme aromatizado com anis-estrelado e gelado de caramelo
Creme de chocolate laranja com telha crocante e morangos salteados
Confesso que nos doces já não tomei grande atenção, embora tenha a perfeita noção que preferi o segundo ao primeiro. Não senti o anis-estrelado, mas o gelado estava muito bom. No segundo, o creme de laranja estava delicioso (pareceu-me chocolate branco) com uma telha de chocolate muito bem feita. Os gomos de laranja e as fatias de morango, foram sem dúvida refrescantes e capazes de colocar um ponto final não entediente neste menú longo e sem dúvida sublime. Sem dúvida, uma das melhores refeições que tive, em restaurante.

Um menú longo e muito bem pensado, que demorou cerca de 2h30m. Se puder, será sem dúvida uma experiência a repetir. Foz Velha rocks!

Confirmou-se o que se esperava, felizmente! Um grande restaurante, com um serviço à mesa com enorme requinte e respeito, com loiças luxuosas. O Chef presente é sempre, quer queiram quer não, um aconchego. Pelo menos quando lá estive assim foi.

Parabéns ao Foz Velha e espero que vibre e viva durante largos anos.

As coisas escritas entre parentisis são suposições minhas, (mostram a minha falta de conhecimento para poder afirmar o que disse). (...!)
www.fozvelha.com

Bem... e com isto já não tenho dinheiro pro canudo.

19 comentários:

  1. Continua, não te esqueças do blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. 悅豪時尚精品旅館位於台中市南屯區,以南洋奢華風為號召,提供精緻的住宿休憩空間,讓每一位房客都有著最尊榮的享受,悅豪房型共分為六大類,分別是戀戀愛情海、四季峇里島、驚豔巴洛克、絕色上海風、風情夜巴黎、時尚紐約客,每一間都是大台中地區人氣的套房,超寬敞且採光極佳的住宿套房內,依房型的不同設有芳療蒸氣室、檜木烤箱、Villa專屬露天游泳池、冰熱雙水池、電玩遊戲、投影電視、電漿電視等設施,館方在備品方面也不計成本均採用法國巴黎進口BIENVENUE天然沐浴系列,就是要讓入住的房客擁有舒適自在的頂級享受。

    當奢華是一種生活態度的展現,無疑連空氣都顯的能量充沛,在脫離日常生活的行軌,讓身、心追求脫塵的歡愉,不再只是眼中的圖畫而已…轉入台中motel的迷情境地,延展出無限的生活快意…悅豪汽車旅館引進各種不同的風味的高級渡假套房,南洋熱情、上海復古、紐約雅痞,帶給顧客更多的驚喜,讓每一次的到訪都是一種特別的享受。更結合當地特色美食、美酒、店家、派對、舒壓課程等,已在競爭的汽車旅館業展露頭角。

    台中汽車旅館行業一向是十分興盛的地方,也因為太過競爭,每推出一家新的汽車旅館總讓人覺得又是一個新里程碑出現。進入悅豪汽車旅館,只見淺灰色的外牆,看起來和一般沒有多大差異,但從車庫開始就可發現特殊的地方-只能用"大"字來形容。共有45個房間,平均坪數約有50至120坪,各有特色的房間;超大游泳池、冰、熱水池、按摩浴缸、自然庭院造景、豪華大床、和房間一樣大的浴室。香精油、奈米牛奶浴都是最基本的配備。休息3個小時房價680至1680元不等,平日住宿價2560元至6460元不等。十分豪華的房間,價格卻十分經濟,且物超所值。想要和心愛的人渡過一個浪漫的時光,無論您是全家旅遊住宿或情人旅遊住宿,台中悅豪汽車旅館motel是值得推薦的。

    台中motel台中汽車旅館台中住宿汽車旅館motel住宿旅館>>>參考網站

    ResponderEliminar
  3. 心安居家看護中心提供:看護居家看護照顧醫院看護照顧,是合法登記專業看護中心,為政府立案,希望給客戶滿意照顧病患,緊急臨時找看護,上網關鍵字,奇摩yahoo或中華Google心安居家看護中心,醫院看護-台大、國泰、中華、慈濟、三軍、榮總、馬偕教友、陽明醫院、皆可服務陽光看護,照顧細心,慈愛心,關懷心。

    看護居家看護看護中心看護照顧定期看護短期看護>>>參考網站

    ResponderEliminar
  4. 禾雅堂乳酪蛋糕最大特色,在於絕不添加麵粉、玉米粉、奶油、鮮奶油及人工香料,只使用乳酪、雞蛋和糖等食材,主廚Stanley表示,因為食材用得簡單,所以製作成本和技術相對複雜、困難,每次製作都要花上十八個鐘頭。Stanley說,當初光是研究熱烤式乳酪蛋糕作法,就丟掉二千多個乳酪蛋糕,受到相當大的打擊,可是他還是提起勇氣,不願意放棄每次機會,最後終於成功做出好吃的乳酪蛋糕。

    以近乎苛求的水準做出的乳酪蛋糕,有著細綿香濃、連舌頭都快要化掉的幸福滋味,上頭蓋的五顆心印,也正是師傅要給客人的五星級保證,除了原味乳酪蛋糕,還有日式抹茶乳酪蛋糕、松子黑糖乳酪蛋糕、蜜釀蔓越莓乳酪蛋糕,以及今年三月推出的印度野芒果乳酪蛋糕,味道香甜帶有芒果的果香,雖然口味不多,但每一種都是主廚的細心推薦,擁有各自喜愛的客戶群。

    級圭那亞巧克力chocolate)乳酪蛋糕製作過程十分費工夫,單是製作蛋糕體就要花掉一天的時間,再逐層淋上巧克力醬,最後上金箔,又花掉一天的時間。由於取材不易,作工費時,所以,必須在三天前事先預約訂購。品嚐禾雅堂經典乳酪蛋糕,若能有茗茶美酒相佐,更感幸福滋味。Stanley指出,菲律賓的麝香咖啡最值得推薦,原味咖啡亦尚可搭配。此外,素有騎士風味之稱的大吉嶺紅茶亦堪稱絕配。至於酒品方面,清爽的紅酒,如薄酒萊,以及酸味均衡的白酒,如布根地出產的Chardonnay白酒,都是不錯的選擇。

    禾雅堂經典乳酪蛋糕HOARD CHEESE CAKE提供原味乳酪蛋糕、松子黑糖乳酪蛋糕蜜釀蔓越莓乳酪蛋糕日式抹茶乳酪蛋糕頂級圭那亞巧克力乳酪蛋糕彌月蛋糕,我們採用天然的原料製作,堅持少糖,不添加麵粉、玉米粉、奶油、鮮奶油及人工香料,禾雅堂經典乳酪蛋糕精選上等食材,加上巧奪天工的手藝,獻給品味卓越的您。

    禾雅堂經典乳酪蛋糕素有乳酪蛋糕貴族的美譽,承襲歐洲皇室風格,選用禾雅堂經典乳酪蛋糕,無需顧慮親友會轉送他人或久置冰箱,讓您的彌月蛋糕送者體面、受者喜悅。選用禾雅堂經典乳酪蛋糕,是您最佳品味選擇。

    蛋糕乳酪蛋糕彌月蛋糕巧克力chocolate彌月禮盒原味蛋糕抹茶蛋糕巧克力蛋糕>>>參考連結網站

    ResponderEliminar
  5. 您還在為~~~~~
    網路行銷 網路排名
    網頁優化 網站排名
    排名行銷 搜尋行銷
    自然排列 網站優化
    seo 關鍵字 seo排名
    而煩惱與困擾嗎!!!
    您仍然選擇關鍵字廣告被有心人惡意點擊呢!!!
    只要成為首頁科技網路排名即可免費喔~~
    1.免費虛擬主機
    2.免費修改網頁
    3.免費架設部落格
    4.免費論壇登錄
    5.免費網站登錄
    6.知識+回答
    任選六組關鍵字”首頁”價格最多只要6000/
    同業做到的,也許是你所想要!
    我們做到的服務與價格,卻是同業所無法想像的!
    網路行銷 網路行銷 網路行銷
    seo seo seo

    ResponderEliminar
  6. 高雄墾丁旅遊須知

    1.高雄天氣炎熱,請記得勤作防曬,並攜帶洋傘。(若是搭【畯富旅遊】的包車,我會貼心幫您準備哦)

    2.司機會隨時掌握情況,注意電視廣播報章雜誌,有關交通狀況及氣象報導,來調整行程順序。高雄旅遊時間安排重點,在午後至晚上時間(高雄夜景非常漂亮尤其是愛河與愛河之心)

    3.墾丁夏日須注意防曬,冬天早晚溫差大,尤其是寒流來時候,風很大就是有名的落山風,越晚風越大建議多帶件薄外套以免著涼。

    4.高雄捷運大部分是爬樓梯進去,坐電扶梯上來且離景點,都還有一段距離,隨行若有年長者或小孩請考量搭乘。

    5.高雄公車難等,千萬不要搭公車,市區短程可搭計程車。(不過像西子灣及旗津很少計程車,旗津輪渡站步行至海岸公園約20~30分哦)

    6.旅遊景點當地包車常被敲竹槓很貴,且大部份是白牌車,沒有投保意外險之類的,為了您自身的安全著想,建議直接從高雄包車,務必選擇合格的旅遊包車。

    7.本車願意承載輪椅並細心照顧。

    8.旅遊裝備要是先準備妥當,並瞭解自己健康狀況,隨身攜帶必備藥物。

    9.注意自身旅遊安全,無人管理之地區,儘量避免前往往山區注意落石、虎頭蜂、毒蛇、野猴。

    10.搭乘用遊艇,為自身安全,應穿著救生衣,並拒絕搭超載及無照之船艇。

    11.請勿擅自前往危險地區,無救生人員管理之海邊、溪流水域,請勿游泳、戲水遵守警告、禁止標誌之規定。

    畯富旅遊包車網預祝您旅途愉快~

    高雄旅遊墾丁旅遊阿里山旅遊墾丁旅遊網高雄一日遊墾丁一日遊高雄縣旅遊>>>參考連結網站

    ResponderEliminar
  7. 你家中有老年人需要短長期照顧嬤!!!居家看護半天12小時1300元起。

    醫院看護1天24小時1800元起,半天12小時1200元起。歡迎參觀指教喔~打擾了!!!

    看護 看護 看護

    居家看護 居家看護 居家看護

    看護中心 看護中心 看護中心

    醫院看護 醫院看護 醫院看護

    ResponderEliminar
  8. 坐落在高雄市寧靜美術館區鄰近的汽車旅館中,只有日光花園高雄汽車旅館,以一貫的優雅姿態,靜靜地等候您的光臨。將煩雜的城市喧嘩阻擋在外,採用新古典主義概念設計的日光花園汽車旅館,更融入了典雅簡潔的歐式風格。細膩貼心的服務,內斂典藏品味,處處充滿驚艷與驚喜。日光花園高雄MOTEL深刻的體會到—當擁抱不再溫暖,親吻不再讓心悸動時,是否會開始懷疑,愛情是不是失蹤了。其實愛情一直都在,只是繁忙的工作、擁擠的人群、嘈雜不知所云的電視節目、炫目繚亂的城市燈光,讓失去空間與養分的愛情只能默默地棲息在心靈的角落。

    隱藏在高雄市最悠閒寧靜美術館區的日光花園MOTEL,是城市中專屬於愛情的秘密花園,隔絕了擁擠、緩下了忙碌,內歛的品味空間規劃,不再讓過多的無謂華麗奪去了對彼此的注意力,簡單,讓我們更嚐的出愛情原味。在高雄汽車旅館中-日光花園汽車旅館,讓您有浪漫、溫馨、舒適與賓至如歸的高級享受。

    MOTEL高雄MOTEL汽車旅館高雄汽車旅館>>>參考網站

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Quero dar os parabéns pelo blogue. É uma óptima forma de dar a conhecer o verdadeiro nectar dos deuses.

    Venho por este meio fazer um convite :

    De 10 a 30 de Setembro irá decorrer uma blogagem colectiva sobre vindimas e vinhos. Convido-o a participar enviando um pequeno texto (com a respectiva identificação do autor e endereço do blogue), com máximo 25 linhas e uma fotografia até dia 8 de Setembro para : aminhaldeia@sapo.pt

    Para saber mais, sobre o funcionamento da mesma, queira por favor fazer uma visita ao blogue da Aldeia da minha vida. Ficarei a aguardar por si.

    Abraço
    Susana Falhas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.