Depois de mais de um ano em repouso na garrafeira do Vinho da Casa, é agora servido este Foral Grande Escolha 2000 esperando que já esteja "bebível", pois outra garrafa aberta anteriormente mostrava ainda um forte presença tânica e aromas muito fechados.
É elaborado com Tinta Barroca, Touriga Franca e Tinta Roriz e tem 13% vol, pelas Caves Aliança, entidade que tem Quintas espalhadas por quase todo o país.
As uvas foram colhidas à mão para caixas de 20 kg, sendo transportadas para a adega da Quinta dos Quatro Ventos. Após um desengace total, foram maceradas durante cerca de 5 dias a frio. A fermentação alcoólica decorreu em cubas de inox, seguido de uma maceração pós-fermentativa.
No final segue-se um estágio em carvalho francês de 12 meses.
Foram engarrafadas 82.951 garrafas
A cor é rubi de boa concentração, com reflexos avermelhados.
Em termos aromáticos, a presença da madeira marca a prova, com terro, fumo e alguma resina, deixando a fruta preta para segundo plano, antevendo que poderemos encontrar na boca um vinho quente.
E é isso que se verifica, a maderia continua bem presente na boca, com uma acidez adequada, o vinho mostra-se encorpado, austero, pois os taninos ainda estão presentes, mas já permitem uma boa prova de boca, no entanto pouco frutado, com a presença de frutos secos e com um final abaunilhado. O final é que não convence muito, pois aparece algum vegetal...
É portanto um vinho virado para um prato de carnes fortes ou mesmo de caça, aliás assim recomenda o produtor,pois estamos perante um vinho cheio, forte e pouco frutado.
Em 2004, o preço rondava os 7 euros.
Nota 15
Em termos aromáticos, a presença da madeira marca a prova, com terro, fumo e alguma resina, deixando a fruta preta para segundo plano, antevendo que poderemos encontrar na boca um vinho quente
ResponderEliminarCaro Frexou
Em minha opinião um blog de vinhos é um sitio onde se escreve e descreve o que sentimos. Tento tu começado a provar vinhos há relativamente pouco tempo, duvido que consigas encontrar no vinho os descritores que aqui colocas.
Por outro lado a maneira de escrever e as fotos fazem-me lembrar outros blogues.
Aconselho-te a encontrares um estilo próprio que irás desenvolvendo á media que fores ganhando experiência, pois caso contrário arriscas-te a perder credibilidade o que na tua idade não é muito bem.
Um abraço
Zé Tomaz
Quem te avisa teu amigo é
Em relação às fotografias, possa ter um pouco de razão, pois quem me aconselhou a tirar as fotos desta forma foi um Blogger bem conhecido.
ResponderEliminarNão vejo problema nenhum nisso.
Quanto ao resto, tem todo o direito de duvidar, mas digo-lhe que nada aqui é inventado, escrevo o que me vai na cabeça com o meu estilo.
Ao contrário de mim, é verdade que há muito boa gente que prega mentiras, que falseia coisas...
Se é que me percebe.
(se procurar um pouco plos sítios que nós sabemos encontrará) :)
A única pessoa com alguma influência nesta prova do Foral foi a minha namorada que me acompanhou a provar.
Como sei que o Zé Tomáz gosta de desafios, que tal sugerir-me um vinho pra eu provar?
Abraço cordial
Impressionante...deixem o rapaz exercer o seu hobbie sem ter sempre que estar a (com)provar algo....
ResponderEliminarComo sei que o Zé Tomáz gosta de desafios, que tal sugerir-me um vinho pra eu provar?
ResponderEliminarCaro Frexou
Em prova cega? E aqui na YH á nossa frente? Vamos a isso
Queria felicitar, desde ja, a iniciativa deste blog.Uma pessoa tao jovem a interessar-se por uma "cultura" ja tao velha, dando informaçao moderna sobre os seus conhecimentos, sendo tambem didatica ao leitor que por aqui passa...Parabens e continue com esta iniciativa, porque o vinho nao é so beber, e preciso tambem compreende-lo...
ResponderEliminarAqui há censura Frexou? Falta o meu ultimo cometário...
ResponderEliminarEstá assinado, não sou anónimo
Há moderação pra certos comentários.
ResponderEliminarAchei que o seu comentário estava completamente desadequado a este blog, podia simplesmente enviar-me um e-mail pois o objectivo era aconselhar-me certo?
E coomo disse coisas que eu não gostei e que considero falsas não as publiquei, com o direito que me assiste a fazê-lo.
Não precisa de vir a público dizer tais coisas.
"...E coomo disse coisas que eu não gostei e que considero falsas não as publiquei, com o direito que me assiste a fazê-lo.
ResponderEliminarNão precisa de vir a público dizer tais coisas...."
Ok Ok há mesmo censura, se assim é, e uma vez que não concordo com censura de especie alguma em comentários assinados, despeço-me com amizade deste espaço.
Além da censura a comentários assinados há a censura ao forum dos 5 as 8 cujo link aqui não vejo. Pena, mas...
Censura?
ResponderEliminarEu não admito faltas de respeito.
"Caro Frexou
ResponderEliminarEm prova cega? E aqui na YH á nossa frente? Vamos a isso."
á nossa? ou à sua?
Têm aí alguma "crew" pra me testar é?