sexta-feira, junho 22, 2007

Quinta de Roriz Vintage 2003

Esta quinta do Douro, que está nas mãos da família Van Zeller desde 1815, foi a primeira referência no mercado Inglês como Vintage de Quinta. 2003 como se soube, foi um ano excepcional para Vintages como se veio a reflectir na declaração generalizada e nas pontuações atribuídas. Provei este vinho por volta do Natal. Feito essencialmente com 35% de Vinha Velha, 28% de Touriga Nacional, e 22% de Tinta Roriz.

Com 20%Vol, apresenta uma densa cor, brilhante,com reflexos púrpura.
No nariz, austero e extremamente apelativo, cheio de complexidade, nada fechado como se poderia temer. Surge muita fruta compotada, muitos morangos, cerejas, amoras, algum toque de iogute natural, algum aroma químico, com perfume de violetas. Aroma muito intenso e poderoso, não se pense que é só fruta, há aqui um conjunto muito bem integrado, vegetal fresco, algum chá preto, especiarias e raspas de chocolate. O nariz é típico de um Vintage denso, cheio de vigor, fresco e claramente com enorme classe.

Na boca, a entrada é gorda, encorpadíssimo, cheio de força e guloso. Taninos, super-maduros e cheios de classe, com uma doçura bem presente, mas sem pesar. Cremoso e viciante, a textura é delicada, forrando o palato com enorme subtileza. Chocolate de leite, amoras, compotas, o esquema repete-se. Final muito longo, profundo, crescente, picante e com alguma mineralidade. Grande comportamento na boca.
Um Vintage muito agradável para ser bebido desde já, mas de certeza que com o passar dos anos se recolherá ainda mais prazer. Está num patamar de grande qualidade, com alguma doçura viciante, muito profundo.

Nota 18
Produção 24.000 garrafas

2 comentários:

  1. Um dos melhores vintages de 2003... agora até os ingleses o dizem! E a quinta é um sonho, também.
    N.

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    Gosto muito de vinhos do porto. Provei um vintage 2003 e gostei... Mas, você não achou o vinho muito novo?
    Abraços, Lucas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.