segunda-feira, novembro 27, 2006

Pontual Reserva 2004

Depois de provado o Pontual Syrah 2003, vem agora ao Vinho da Casa o irmão mais velho, também Alentejano, Pontual Reserva 2004 para prestar provas.
É um vinho feito com 80% de Alicante Bouschet, 10% de Touriga Nacional e 10% de Syrah, com um estágio de 12 meses em barricas de Carvalho Francês e Americano.

Com 14,5% vol. apresenta uma cor rubi muito intensa, quase preto.

No nariz, o vinho tem um aroma muito elegante e sério, com muita fruta preta, chocolate preto, erva seca, com a madeira muito bem integrada no vinho, trazendo aromas de baunilha a perfumar o conjunto, e com um fundo fresco interessante e anisado.

Na boca o vinho mostra um lado mais quente, mais guloso, com fruta mais doce, com taninos presentes mas sem incomodar. Com muita harmonia a fruta e a madeira lá vão andando de mão dada, sempre com ligeiras notas de ervas aromáticas.
Com um bom volume de boca, é um tinto encorpado, conseguindo ter um perfil muito elegante com uma boa acidez e com um final longo com notas de baunilha.

Nota 17,5
Preço - 16 euros
Produtor - Companhia de Vinhos do Alandroal

Em relação a estes dois vinhos deste produtor Alentejano, elegância é ponto comum, assim como um certo nível de frescura, poucas vezes conseguido naquelas bandas tórridas.
Este é de nível superior, talvez por ter mais alguma complexidade e um final de boca mais longo.

2 comentários:

  1. Tenho acompanhado os «Pontual» e confesso que gostei dele desde que apareceu (colheita de 2003). A colheita de 2004 foi ainda melhor e tal como no ano precedente apreciei mais o Touriga com Trincadeira, embora estivesse bem o Syrah. Contudo, encantou-me ainda mais o Reserva.
    Saudações e boas provas

    ResponderEliminar
  2. Tive o prazer de provar este excelente vinho com o meu amigo Kikas(um apreciador, tal como eu, ainda nos primórdios das degustações)a nossa opinião foi praticamente identica,ou seja,depois de provar os EXLIBRIS Nacionais, achamos que este é sem duvida,dos melhores vinhos que já bebemos.Sempre que possivel recomen
    damos a clientes e amigos...pois este Pontual Reserva 2004 é MUITO,MUITO BOM.Deixo aqui o convite para que, quando possivel, nos faça uma visita.Estamos na Nazaré,num espaço aberto recentemente e onde pode aceder a mais informações em :www.winebarnazare.blogspot.com
    Saudações vinícolas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.