sexta-feira, maio 26, 2006

Quinta do Alqueve Tradicional 2002




Tendo passado toda a minha infância no Ribatejo, acho que o Vinho da Casa já merecia ser do Ribatejo, por isso proponho-vos um belo vinho feito naquelas bandas, mais precisamente na Sociedade Agrícola Pinhal da Torre, de Alpiarça.
É um vinho de entrada de gama da Quinta do Alqueve, feito com um lote de castas tintas,sendo elas a Touriga Nacional, Trincadeira,Tinta Roriz e Castelão.

O termo Tradicional tem a ver com o modo como o vinho é feito.
É vinificado então em lagares com pisa a pé, pelo processo tradicional de curtimenta, com ligeira maceração, tendo estagiado durante 12 meses em barricas de carvalho.

Em relação à prova o vinho apresenta um cor violácea com boa concentração.

No nariz tem um aroma muito agradável, madeira muito presente, com notas de charuto, terra húmida, com fruta silvestre, alguma menta e uns ligeiros toques de perfume a perfazerem um belo convite para a prova de boca.

Na boca então, as notas de frutos secos sao predominantes, começando na avelã, passando por toques amendoados, tendo um final algo longo e deixando a boca com um travo doce, com notas gulosas de amoras e cerejas... com taninos ainda presentes, mas finos, o que faz com que o vinho seja muito suave e delicado na boca, com uma acidez bem controlada.

Nota 16

Este vinho anda na casa dos 7,50 euros, pelo que é uma boa compra, tendo sido referenciado por um dos maiores críticos mundiais, Robert Parker de seu nome, atribuindo-lhe 88 pontos ( 0 a 100), tendo mesmo sido o único vinho Português recomendado no site do Robert Parker como "Wine of the day".
Foi também aconselhado como Boa Escolha no Programa da RTPN " A Hora de Baco"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.