sexta-feira, maio 26, 2006

Boa Memória 2004




Com o calor a apertar cada vez mais, voltamos outra vez para o Alentejo solarengo, novamente no Monte Seis Reis, em Estremoz.
Desta casa, já tinha sido provado o Bolonhês.

Agora o Vinho da Casa é este branco de 2004, feito apenas com Antão Vaz, tendo estagiado em meias pipas de carvalho francês novas durante 6 meses. O nome Boa Memória foi atribuído como homenagem a D. João I, 10º rei de Portugal.

Iniciando a prova a 11º, apresenta uma cor amarela dourada, com ligeiros toques esverdeados.

No nariz, a presença dos aromas provenientes da madeira nova são inevitáveis e de resto muito agradáveis, com baunilha a encher o copo, as notas de torradinhas de pão de forma com manteiga. Nota-se também a presença de ananás,de rebuçado, o que mostra que a fermentação em madeira foi bem conseguida, encaixando tudo no sítio.

Na boca, o vinho é fresco, com uma acidez bem regulada, com notas de alperce ainda verde, ananás e um pouco de kiwi, e alguma especiaria, pimenta branca, a perfazerem um cocktail curioso na boca. O final de boca é muito agradável, com a baunilha a aparecer em grande plano, ficando, ficando e ficando. Belo final.

Nota 16,5

Este vinho andará na casa dos 6 euros, pelo que é uma compra recomendada, quer pela qualidade aromática que evidencia, quer para quem for adepto de Antão Vaz, pode sempre descobrir aqui um bom exemplo desta casta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.