quarta-feira, novembro 15, 2006

Vinho da Casa no Desafio Prova à Quinta

O Vinho da Casa junta-se ao Copo de 3 com o intuito de apoiar a iniciatia lançada. O objectivo deste desafio consiste em cativar, bloggers e apreciadores de vinhos a participar em provas temáticas.

Neste primeiro desafio, o João Pedro, patrão do Copo de 3, sugeriu que se provasse um vinho tinto português com menos de 13º. A escolha pode parecer fácil, mas hoje em dia vinhos cada vez estão mais alcoólicos...
Qualquer dia no Douro vai-se chegar a fazer Vinho do Porto sem a adição de aguardente!!! Já não faltou muito, ainda se lembram do Bafarela Grande Escolha 2003 com 17º???
E não é que o vinho esgotou?



João Pato Touriga Nacional 2005
12,5%vol.


Vindo das Beiras e da autoria de Luís Pato é um vinho pensado só para o mercado estrangeiro, apesar de estar à venda à porta da adega.
Apenas tem estágio em inox.

Negro, com ligeiros reflexos rubi.
No nariz, um bom primeiro impacto floral, com notas de violeta, alguma tinta da china, muita menta, arbustro e bagas silvestres.
Apresenta um aroma muito fresco e enérgico, cheio de força, com um fundo mineral interessante.


Na boca o vinho permite uma prova agradável, com taninos firmes e bem educados, trazendo algum equilíbrio com a boa acidez que apresenta. Com boas notas herbáceas e frutadas, permitindo um bom final de boca, longo e mastigável, lembrando frutos silvestres.

Talvez um pouco mais de garrafa, poderá vir a trazer mais elegância ao vinho, mas para já está muito bem este Touriga Nacional.


Nota 16
Preço - 6 euros
Produtor - Luís Pato

1 comentário:

  1. Caro companheiro de lides bloguistas: li há dias o seu comentario no meu http://vinhonossodecadadia.blogspot.com e vim agora espreitar o vinhodacasa. pois que sim senhor, parabéns! Um brinde a que um dia todos nós, amantes altruistas da fruição, nos possamos encontrar de copo na mão.
    Viana Oliveira

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.