domingo, julho 01, 2007

Luis Pato Espumante Bruto Baga Rosé (2004)

Mais um vinho de Luis Pato em prova, desta vez um espumante rosé de Baga, cujo mosto foi extraído com ligeiríssima coloração em prensa de vácuo, tendo sido decantado a frio.
Fermentou em barricas usadas de carvalho francês Allier com removimento das borras finas até ser engarrafado. Embora não seja permitido por motivos legais incluir o ano da colheita, este é de 2004.

Com 12,5%Vol. e uma cor salmão de ligeira concentração, mostra perláge viva e fina.
No nariz, fresco e frutado e com algum vegetal. Com fruta vermelha, cerejas, framboesas, muito elegante envolvida numa tosta sedutora. Aparece também um perfil mineral, lembrando argila. Será o terroir a falar? Muito provavelmente, sim. Nariz muito equlibrado e harmonioso.

Na boca, o espumante mostra-se fino, com boa mousse e cremoso. O perfil é frutado, mas perfeitamente seco, com uma acidez fantástica, o que lhe traz uma enorme frescura e harmonia. Muito alegre e persuasivo. Final de boca elegante, com as notas tostadas mostram-se uma vez mais, garantido alguma complexidade. O vinho tem atributos para que seja bebido à mesa e não apenas no tchim tchim habitual de uma qualquer celebração. No meu caso acompanhou um arroz de perca na perfeição. Bebe-se com imenso prazer.

Nota 16
Preço 5,50 euros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.