quinta-feira, julho 05, 2007

Entrevista a Dirk Niepoort e algumas reflexões

Os Blog's de vinho vieram para ficar. Actualmente há talvez uma dezena de blogs portugueses, de gente inovadora, apaixonada com vontade de dar a conhecer ao mundo o que se produz por cá. É certo que todos gostamos de provar vinho, mas porque é que escrevemos? Porque não temos mais nada para fazer? Porque apenas queremos mostrar aos outros? Porque queremos ver se nos convidam para este jantar ou para aquele evento? Para andar a beber à borla?
Para mim a resposta mais óbvia é que o vinho português deve e merece ser divulgado na Internet. Em Espanha há comunidades enormes de Catas de Viño, nos USA todo e qualquer crítico tem um site com Tasting Notes, etc etc...
Cada vez mais vai havendo produtores em Portugal atentos aos Blog's e com vontade de nos conhecer e de nos apoiar naquilo que fazemos, que não é nada mais que divulgar o vinho na Internet. É bom que tenhamos esse reconhecimento, pois dá-nos ânimo para avançar, veja-se por exemplo o caso do blog Copo de 3, que este sábado já vai arrancar com um evento. Faça-se uma pesquisa no Google sobre um vinho provado entre nós e veja-se os resultados que aparecem! O que eu sofri por vezes por pesquisar sobre um vinho na net e nada encontrar, além de clubes de vinhos a vendê-los. O Projecto NovaCrítica-Vinho é outro bom exemplo, com imensas notas de prova, até com acesso através de SMS, e com um fórum por vezes muito dinâmico. O ClubeOptimus Vinhos também já conta com mais de 1000 vinhos provados e tem também um fórum onde se discute abertamente. Sei que não é fácil escrever, mas o prazer de ver os nosso pensamentos e ilações sobre vinho expostos aos olhos do mundo, e às críticas desde os amigos aos simples anónimos é reconfortante e encorajador, sejam elas boas ou más críticas. Aliás as más críticas ainda nos dão mais vontade de melhorar o nosso trabalho. Como estamos praticamente no fim da época, apeteceu-me fazer este ponto, esta reflexão. Agradeço a todos os que nos visitam e a todos os que gostam de vinho, e que são pelo vinho. Que venham mais blogues de opinião! ( Chapim eu sei que estás com ideias, vá lá não custa nada...)

Passando agora a outro aspecto, gostava que lessem a seguinte entrevista:
ENTREVISTA A DIRK NIEPOORT ( CLIQUEM NO LINK)

2 comentários:

  1. É indiscutivel que os blogs vieram para ficar, autênticos mecanismos que facilmente se adaptam e encaixam no perfil de cada um de nós que os escrevemos.

    Em Portugal ainda estamos a acordar para a realidade, a força dos blogs não é a mesma que nos Estados Unidos por exemplo, e mesmo a força dos grupos de prova não se compara com a dos Grupos de Cata aqui mesmo ao lado.
    Por um lado alguns produtores ainda olham de lado como que estes malandros querem é vinho de borla, mas a tendência geral vai sendo uma abertura progressiva para a realidade. Claro está que os objectivos de cada um é algo que não se discute, eu tenho os meus e é esse o caminho que vou e quero seguir....
    O Vinum Callipole surge como uma necessidade que o Alentejo tem em ter um evento desta natureza, ter um evento que leve as pessoas do Alentejo a ter acesso a vinhos de outros lugares, outras zonas, mais uma vez o meu principal objectivo surge, o de divulgar o vinho e o seu mundo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo,
    da ideia à prática vai uma grande distância. Deixa vir o Verão e amadurecer uvas e ideias. logo se vê.

    Quanto ao texto percebo perfeitamente o que dizes. É bom ver produtores a perceberem a dinâmica que os blogs causam. A perceber que por mais pequenos e menos visitas q tenham são opinion makers. A perceber que é também através deles que se chega a mais apaixonados por este mundo fantástico.

    O nosso amigo João Pedro está de parabéns e saliento a coragem do seu acto. Acho que isto vai dar também outra projecção a este mundo dos blogs vínicos nacionais.

    Temos de conseguir juntar um grupo de Catas, de Provas. Isso sim deixava-me contente.

    Boas provas!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.