quinta-feira, outubro 19, 2006

Pontual Syrah 2003

Mais um Vinho da Casa, vindo do Alentejo, da Companhia de Vinhos do Alandroal.
Já tinha bebido este vinho em 2005, mas quis guardá-lo mais um anito para ver como se portava com 3 anos.

É um monocasta Syrah, feito pelo conhecido enólogo Paulo Fíuza Nigra, com um estágio de 10 meses em barricas de Carvalho Francês e Americano.

Com 13%Vol. apresenta um cor granada de ligeira concentração, límpida e brilhante com alguns rasgos de vermelho escuro, mostrando uma pequena evolução.

Tem um nariz bem aromático, convidativo e bem directo ao discurso, com alguma frescura e elegância, ao estilo Borgonhês, com um bom equilíbrio entre fruta e madeira, com notas de fruta vermelha fresca( cerejas, ameixas), erva seca, chá verde, chocolate preto e uma presença abaunilhada em grande plano.

Na boca, não muito encorpado, o vinho consegue mostrar tudo o que tem para dar, conseguindo satisfazer o palato, mostrando-se fresco e com alguma complexidade, aveludado, longe de ser cansativo com uma acidez bem integrada, taninos bem domados e com a fruta vermelha e as notas achocolatadas a fazerem um bom par, com alguns torrados, terminando com um final médio/longo especiado e com algum tabaco.

Nota 16,5


Para os adeptos de Syrah, aqui está mais um bom exemplo a cerca de 10 euros.
Em relação à prova de 2005, notei uma pequena melhoria, principalmente na parte aromática, este vinho mostrou-se agora mais exuberante.

2 comentários:

  1. Caro Sr. Miguel Silva,

    Li a sua crítica do "Pontual" Syrah 2004, que é produzido pela família da minha mulher. Gostei muito da sua avaliação, não apenas por ser positiva, mas também por ser aprofundada. Um bom trabalho de crítica!

    Com os melhores cumprimentos,

    Edmund Freitas
    edmundfreitas@plcvinhos.com

    ResponderEliminar
  2. PS Já provou o "Pontual" Reserva 2004 ou o "Pontual" Touriga Nacional e Trincadeira 2004. Se quiser, indica-me a sua morada que faço-lhe chegar amostras.

    Edmund Freitas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.