segunda-feira, abril 16, 2007

Quinta do Carqueijal 2004

Em Poiares, na região Duriense, fica a Sociedade Agrícola Quinta Seara D'Ordens, que tem um portfolio de vinhos considerável, desde os Porto, aos vinhos tranquilos, com cerca de 15 referências. Os Quinta do Carqueijal ( branco, tinto e rosé) situam-se como entradas de gama, a preços simpáticos.

Provei o tinto da colheita de 2004, que é feito com Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz, com um estágio de 4 meses em Carvalho Francês.

Com 13%Vol apresenta uma cor granada jovem de média concentração.
No nariz, o primeiro impacto é de alguma rusticidade, com notas de couro, animal, com muito vegetal, num tom vivo e alegre. Fresco e frutado, simples mas equilibrado, as notas de fruta vermelha, morango, maça vermelha, cassis e algum chocolate estão muito bem integradas num toque de madeira aqui e ali.
É de notar o perfil clássico e fresco que este produtor aposta nos seus vinhos, já o Seara d'Ordens 2003 apresentava este estilo, mas mais exuberante e complexo.

Na boca de perfil delgado, com boa acidez, com um corpo ligeiro, que nos dá uma prova correcta, com grande frescura, muita fruta vermelha, agum perfume floral, onde os taninos estão bem redondos, trazendo-nos ao palato novamente o perfil clássico, quase com notas licoradas, num final honesto mas capaz, com as notas mais secas da madeira a trazerem alguma profundidade.
Um vinho bem feito, claramente de entrada de gama, mas muito bem para o preço. De realçar o perfil seco do vinho, pois nesta classe de preços é muito comum a presença de açucar residual, apenas para agradar o consumidor guloso.

Nota 15
Preço 3,5 euros
Produção 20.000 garrafas

2 comentários:

  1. Apenas uma pequena correcção: esta Quinta fica situada perto da aldeia de Poiares e não perto de Vila Nova de Poiares!

    ResponderEliminar
  2. Alterado!
    Obrigado pelo reparo...!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.