terça-feira, abril 24, 2007

Um ano

Pois é... Já faz um ano desde o 1º post no Vinho da Casa. Um para mim, trinta e três para a liberdade. Não faço a mínima ideia se este blog teria lugar nos tempos escuros e deprimentes da nossa ditadura, pois já nasci em plena liberdade. Nunca experimentei a ditadura, mas também não faço tenções para isso.

Ao longo deste ano muito aprendi, muito li, muito ouvi, e claro, muito provei. Tive oportunidade de conhecer alguns produtores, participar em muitas provas, participar em eventos vínicos conhecer outros malucos como eu que dedicam um blog ao Vinho e conhecer sobretudo muitos enófilos perdidos na maré...
Foi um ano muito intenso, e que me obrigou a levar isto com mais seriedade do que a que eu estava à espera. Sou um puro amador, mas sinto que este espaço que criei me abriu oportunidades para melhor aprender e para me esforçar por isso, pois mais não seja com um blog estou exposto, logo aberto a críticas. Durante estes 365 dias tive cerca de 31.500 visitas e quase 19.000 visitantes. Pode ser pouco, eu sei, mas para mim é um número que me assombra. São cerca de 85 visitas diárias ao meu blog. A todos eles e por todos eles o muito obrigado por terem feito com que este blog tivesse andado para a frente, pois para aqueles que me conhecem melhor sabem que só funciono sobre pressão. Continuem-me a pressionar para ver se aprendo um pouco mais a cada dia que passa.

Como espaço pessoal de crítica e prova de vinhos ( é assim que defino este blog), nada melhor que brindar o 1º aniversário com dois excelentes vinhos. Um deles, feito com lotes de colheitas ainda no tempo do nosso (infelizmente) imortal ditador. Falo-vos dum Porto 40 anos de grande nível, engarrafado em 2000 para a celebração do milénio. O outro, um dos grandes vintages do século passado, pois ainda agora nesta edição de abril da Revista de Vinhos foi a estrela da prova no painel de vintages da mítica(?) colheita de 1994. Curiosamente este dois vinhos são a 99º e a 100º nota de prova publicada. Espero aumentar o número de notas de prova, o que vai ser difícil, pois estou a terminar a minha licenciatura e a vida de estudante é difícil. Prometo no entanto, que não baixarei de duas notas de prova por semana.


Um grande bem haja para todos os que seguem o meu projecto, e viva a liberdade!


Sandeman 40 anos
Coloração ambar com reflexos castanho-avermelhados.
No nariz, mostra-se exuberante e hiper-complexo, repletos de aromas profundos com uma limpeza enorme, madeira molhada, funcho, canela,charuto, frutos secos em grande abundância, amêndoas, nozes, notas licorosas. Tudo muito equilibrado e com um nível impressionante, um vinho que nos prende ao copo a nos deixa preplexo a cheirá-lo tentando perceber como é possível. São poucos os 40 anos que provei, mas este aroma é inexplicável e senhor de uma classe única.

Na boca, extremamente melado, com uma acidez muito equilibrada com o açucar, trazendo uma sensação de harmonia ímpar, suave e fresco, cheio de complexidade, deixando notas de geleia e muita especiaria, num final ascendente e interminável. O palato fica inundado de aromas e de seda seguramente bem mais de um minuto.
Um vinho único e que provoca sensações inexplicáveis. Por muito que tente, não consigo escrever o que senti.
Nota 19

Graham's Vintage 1994
De cor rubi, ainda com uma boa densidade, com ligeiros reflexos vermelho escuro no anel.
No nariz, sizudo e sem se querer mostrar, muito austero e senhor de si, a pouco e pouco mostra uma extrema complexidade aromática, com fruta preta muito madura, erva seca, especiarias e um perfil vegetal de fundo ao lado de um traço balsâmico e floral. Mostra-se claramente narcisista e irritado por o termos acordado.

Na boca, a mesma sensação se verifica, com extrema potência e estrutura, carregado de frutos pretos, num perfil não muito guloso, algo seco, com taninos de grande classe e cheios de potencial, mostrando que ainda está aqui para as curvas e disposto a proporcionar grandes alegrias a quem o provar no seu auge. Embora não tenha obviamente capacidade para prever quando estará no seu apogeu, esta altura não é certamente e ainda não passou. Final longo, fresco, com clara predominância no chocolate preto misturado com fruto preto e ligeira especiaria.
Deu-me muito prazer em prová-lo, mas deu sobretudo para ter noção do que é um Vintage "fechado para obras". Segundo diz a Revista de Vinhos, e ainda bem que o diz, é um Vintage para guardar.
Nota 18,5

As notas são meramente indicativas do prazer que me deu, e daquilo que eu acho que valem, ainda assim não tenho qualquer pudor em assumir o que escrevo ( viva a liberdade de expressão camaradas)... Também é verdade que não tenho "estaleca" para avaliar Vintages ou Tawny's deste nível, já nos tintos e brancos é o que é. Talvez para o ano, ou para o próximo quem sabe!

Obrigado a todos vós mais uma vez...

25 de Abril Sempre
Como diz um dos meus compositores portugueses preferidos:
APRENDE A NADAR COMPANHEIRO...
QUE A MARÉ SE VAI LEVANTAR...
QUE A LIBERDADE ESTÁ A PASSAR POR AQUI...

16 comentários:

  1. Um enorme abraço.
    Parabéns e que para o ano ainda cá estejamos.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, por este primeiro aniversário que contes muitos mais.

    Podes contar com a minha presença assídua para te ir mantendo sobre pressão.

    Abraço,
    Renato Gaspar

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Muitas novas degustações esperam-no com certeza!

    ResponderEliminar
  4. Maninho: muitos parabéns pelo 1º ano do teu blog, embora seja suspeita, acho que conseguiste surpreender, mas claro é sempre a melhorar...
    E depois do adeus...

    ResponderEliminar
  5. ...fascismo nunca mais!!! Parabéns pelo teu blog. Continua, que continuas em força. Eu cá estarei para te visitar. Abráços

    ResponderEliminar
  6. Parabéns amigo Paulo... um ano e já anda e fala :)

    Viva a prova livre e sem preconceitos.

    ResponderEliminar
  7. Parabens. E que venham mais outros.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Paulo,

    Parabéns por este ano cheio de provas!

    É de salientar a juventude deste projecto e deste provador, que não é por isso que tem menos paixão e dedicação a este mundo tão bonito.

    Parabéns um abraço e muitos anos de vida!!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns e continuação de boas provas!
    JR Aguilar

    ResponderEliminar
  10. Parabéns por este primeiro aniversário.
    Ficamos a aguardar por novas provas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro Frexou

    Parabens atrazados pelo 1º aniversário do teu blogue. É notável a evolução.

    Um abraço

    Zé Tomaz

    ResponderEliminar
  12. Caro Frexou:

    Um grande abraço de parabéns pelo blog, que sigo quase desde o ínicio.

    ResponderEliminar
  13. Caro Frexou,

    Um grande abraço de parabéns.

    Há trinta e três anos atrás terias a pressão fortíssima do famoso lápis azul. Como seria a Internet nesse tempo cinzento e obscuro?

    Muita pressão, alta...tão alta que talvez até à saída da grande área é o que te prometemos, em LIBERDADE, SEMPRE...

    ResponderEliminar
  14. Parabéns meu caro e quantos muitos.
    Encontramo-nos aqui para o próximo ano.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, parece que 24 de Abril é uma inspiração para os eno-bloguistas. Esses versos que citas por sinal até são dum compositor/cantor portuense, por sinal também dos meus preferidos. Ainda outro dia comprei um CD dele, dos antigos.
    Mas para celebrar a liberdade e o aniversário do blog, cito outro grande compositor, este já desaparecido:

    VENHAM MAIS CINCO
    DUMA ASSENTADA QUE EU PAGO JÁ!

    Um abraço e... venham mais cinco... e outros cinco de cada vez.

    ResponderEliminar
  16. Paulo,

    Estive fora do país e sem internet. Por isso só agora te deseja os maiores PARABÉNS pelo primeiro anod e vida do blog.

    Um forte abraço,

    N.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.