quinta-feira, maio 24, 2007

Batuta 2004

"Batuta é um vinho de extremos, que deve sempre conciliar concentração com elegância, taninos presentes mas muito finos, frescura bastante para proporcionar um fim de boca muito longo. Tem como base a vinha do Carril, com mais de 70 anos virada a norte que permite maturações mais lentas e mais equilibradas. Esta vinha tem um aspecto muito curioso: os seus solos são atravessados por lençóis de água, tornando os terrenos menos secos do que é habitual na região o que permite maturações mais lentas, principalmente em anos quentes e secos. Estas vinhas raras no Douro têm produções diminutas, e o facto de ser um vinho que exige uma atenção e rigor excessivos em todas as fases, torna o processo complicado e dispendioso... O Batuta 2004 é um vinho extraordinário que resulta de uma vinificação delicada, de macerações levadas ao limite onde todos os detalhes são levados em conta, para que se obtenha um vinho complexo fino e elegante. O resultado é um vinho de grande equilíbrio, profundo e denso e ao mesmo tempo fresco e muito longo, só possível num ano equilibrado como foi 2004."

O Batuta é actualmente o vinho de topo da Niepoort, com uma produção considerável, tendo em conta a situação dos grandes Douro's. 12.000 garrafas que fazem os olhos de qualquer enófilo brilhar assim que se rasga a cápsula laranja. Lá dentro está um lote de castas durienses da vinha que tem cepas entre 60 e 120 anos. O estágio é feito durante 20 longos meses em barricas de Carvalho Francês, parte delas, novas.

É favor desligar os telemóveis e só aplaudir no fim.
1ª parte
Com 14%Vol. o vinho mostra uma cor granada brilhante de boa concentração, mas não preto.
No nariz, ultra-fino e complexo, o fruto vermelho, morango e framboesas misturam-se com violetas, envolvidos por raspas de cacau e toffee. A complexidade do vinho é assustadora, pois de cada vez que damos uma volta no copo e levamos o nariz, ele parece querer-nos mostrar algo mais. É como se fosse cada elemento de uma orquestra a solar na sua vez. Especiaria, noz moscada, mineralidade q.b. e algum veludo ( não sei muito bem explicar este aroma ), dá-nos a sensação de elegância extrema numa tosta dada pela barrica de grande nível.

2ª parte
Na boca, de entrada fresca e mineral, estruturado e perfeitamente geométrico, tudo está a toque de batuta dada pelo maestro. Os taninos, trazem ao concerto o lado da percussão, mas num tom pianíssimo, pois tal é a finesse. Acidez alta e perfeitamente ligada a um perfil balsâmico, trazendo o grupo dos metais ao palco. O grupo das madeiras entra no concerto com a barrica a mostrar-se uma vez mais em perfeita ligação com o vinho, dando uma harmonia brutal no conjunto tostado/mineral/floral. Café, especiarias e lembranças de seda. Final refrescante, longo e sedoso, com toda a orquestra em allegro.

3ª parte
É um vinho excelente, milimétrico, e que mostra uma vez mais a qualidade dos vinhos Niepoort. Pleno de elegância, luxo e requinte. Merece até um coral para o embelezar. O único contra é quando se vê o fundo da garrafa, maldito Requiem. Afinadíssimo, só Mozart conseguia melhor.
Bis Bis Bis!

Nota 18
Produção 12.000 garrafas


PS - Embora pareça contraditório, acabei por dar 18,5 ao Redoma 2004. Penso que a diferença baseia-se no prazer que ele nos dá. Sendo o Batuta seja mais afinado e requintado, o Redoma tem um perfil que me agrada mais. É mais carnudo, mais Douro.

2 comentários:

  1. Nike shoe storenike shoes
    wholesale nike shoes wholesale nike
    nike shoes wholesale jordan shoes
    nike jordan shoes very cool
    Jordan shoes fans jordan shoes
    air jordan shoes love nike air jordan shoes
    I love air jordan air jordan shoes too
    Some years agonike air jordan shoesbuy jordan shoes from china nike air jordan now I wholesale wholesale air jordan jordan shoes
    I really air jordan wholesale become one of shoes man. Wholesale jordan shoeswholesale jordan shoes jordan shoes wholesalejordan shoes wholesale buy cheap nike shoes cheap nike shoes at very cheap price.because we sale
    discount nike shoes discount nike shoes
    custom air jordan shoes custom air jordan shoes
    custom air jordan custom air jordan
    discount air jordan shoescustom you
    gucci shoes like gucci shoes
    wholesale gucci shoes now I wholesale gucci shoesgucci shoes wholesale can suplly gucci shoes and timberland boot timberland boot wholesale timberland boot
    wholesale timberland boot cheap timberland boot
    timberland boot wholesale wholesale
    bape shoes wholesale hip hop bape
    wholesale bape shoes bape shoes wholesale
    nike shox shoesat discount price
    nike shoxnike shox popular in uk
    air max air max too
    air max shoesair max shoes
    nike air maxnike air max series
    Cheap nike jordancheap nike jordan shoes
    cheap nike air jordan shoes cheap jordan shoes
    women jordan shoes specially women jordans
    jordans kid jordans shoes
    jordan shoes on sale jordanshoes on sale
    air jordans here
    Nike air max shoesnike air max shoes pls
    discount jordan shoesconcact us
    custom jordan shoes to buy custom jordans
    cheap jordan shoesget cheap jordan shoes
    cheap air jordan shoes and cheap air jordan shoes to resell in usa shoes market wholesale shoes in the streeet
    wholesale shoes hip hop urban wear
    shoes wholesaleshoes wholesale
    prada shoes wholesale include prada shoes
    prada shoes wholesale prada shoes
    wholesale prada shoes bape shoes
    bape shoes nike air force ones
    nike air force one
    wholesale air force one wholesale air force ones
    wholesale air force oneswholesale air force one
    air force one wholesaleair force one shoes
    air force ones wholesalebuy af1 shoes at discount price.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.