segunda-feira, setembro 10, 2007

Quinta Seara D'Ordens Touriga Nacional 2004

Voltando aos vinhos da Seara D'Ordens (Douro), falo agora do extreme de Touriga Nacional. Este tinto é vinificado em lagares tradicionais com pisa a pé, onde fermenta, tendo um estágio posterior em inox e 6 meses em barricas de carvalho francês.

Com 14%Vol, escuro e um tom violáceo de boa concentração.
No nariz, o perfil da casta mostra-se logo apesar de não ser tão exuberante como outros exemplares, o que acaba por não enjoar tanto. Violetas, algum toque químico e mentolado, num estilo profundo e intensamente floral. A madeira está bem integrada e traz-lhe um toque moderno, com um ligeiro aroma caramelizado e abaunilhado. Nariz apelativo e fresco, cheio de carácter.

Na boca, com algum volume e bastante alegre, com chocolate e fruto de compota. A acidez é boa e os taninos estão presentes mas não altivos. Fresco e elegante no perfil floral, o final é médio/longo, ligeiramente seco, com algum fumo e notas de terra. O vinho está muito bem feito, com energia e com necessidade de mais um tempo de garrafa para ganhar ainda mais complexidade. Mas para quem quer o carácter exuberante da Touriga, talvez não opte por este vinho. No entanto quem quer um bom Touriga e que dê prazer, a este preço é uma muito boa opção. A produção é que é pequena...

Nota 17
Preço 12 euros
Produção 2000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.