quarta-feira, setembro 19, 2007

Apegadas Quinta Velha 2005

Este produtor que se apresentou no mercado em 2004 com dois tintos, um colheita e um reserva, achou que em 2005 não tinha qualidade suficiente para um novo reserva, optando portanto por reunir esforços num único vinho. Muitas vezes, quando não saiem reservas, o colheita acaba por saír beneficiado e o consumidor só tem a ganhar com isso. O lote provém da combinação de uvas escolhidas de diferentes parcelas da Qta. Velha (Douro), situada entre a Régua e o Pinhão, onde predominam as castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Touriga Nacional. Estagiou parcialmente em barricas de carvalho francês, húngaro e americano durante 12 meses.

Com 13%Vol o vinho apresenta um bela cor rubi de boa concentração.
No nariz, com um primeiro impacto floral, alfazema e violetas a perfumarem o copo. Um nariz apelativo e fresco, com amoras, menta e um fundo balsâmico interessante. A madeira, discreta, mostra-se bem integrada, num aroma muito equilibrado onde o baixo álcool permite que o vinho suba a temperatura e desenvolva alguns aromas mais maduros, torrados e alguma baunilha.

Na boca, aposta na boa dose de fruta, aliada a uma frescura balsâmica. Não muito encorpado, com a acidez mediana e os taninos bem integrados, nota-se um vinho já redondo e prazenteiro, a beber com facilidade. Final com algum comprimento apostando nas notas de rebuçado de frutos e ligeiramente abaunilhado.
Está um vinho muito equilibrado, de boa qualidade e onde se nota que o produtor teve mais cuidado com o álcool apresentado. O 2004 apresentava algum desequilíbrio neste aspecto, na minha opinião claro. Veja-se aqui a nota de prova do 2004.

Nota 16
Produção 5.800 garrafas
Preço 7,5 euros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.