segunda-feira, setembro 10, 2007

Altas Quintas Crescendo 2005

Depois do atípico rosé provado pelo Vinho da Casa, chega agora a altura de provar o tinto deste inovador e já bastante reconhecido produtor. Este tinto de entrada de gama da marca Altas Quintas (Alentejo) é feito apenas com Aragonês e Trincadeira, cujo lote estagia durante 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Tem 14%Vol e uma cor granada de boa concentração com reflexos violeta escuro.
No nariz, jovem e com algum nervo, mostra um lado quente e fumado. A madeira está bem presente e a garantir alguma complexidade aromática. Notas químicas (alcatrão), muito fruto preto maduro e um perfil ligeiramente vegetal aparecem com o evoluír no copo.

Na boca, bem estruturado e com um toque acetinado da madeira que este produtor já tem carimbado na minha memória gustativa. Taninos bem elegantes, com algum corpo e uma acidez média. Com profundidade, o vinho propõe um toque balsâmico, chocolate e um final com algum comprimento apostando nas notas tostadas e no fruto bem maduro.
Um vinho bem feito, talvez mais adequado ao preço que o Altas Quintas "normal", mas também talvez mais fácil de se beber. É um tinto que dá prazer à mesa, sempre com o perfil típico mas sem pesar. Paulo Laureano está a fazer mais um belo projecto. Para os mais curiosos, fiquem a saber que ainda falta aparecer no mercado um topo de gama da marca Altas Quintas. Será talvez um garrafeira 2004. A ver vamos.

Nota 16
Preço 8.50
Produção 60.000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.