segunda-feira, setembro 24, 2007

Douro Boys - Os Niepoort Tintos de 2005

Dirk Niepoort apresentou os seus vinhos tintos de 2005, explicando que, na opinião dele e dos que trabalham com ele, desde 2004 que se têm feito "coisas" que estão dentro daquilo que para eles é a definição de vinho de grande qualidade, frescos, com boa acidez, bom potencial de envelhecimento e, sobretudo, que sejam melhores à mesa que nas mesa de prova. É bem sabido que 2004 foi um ano espectacular para os tintos da Niepoort, mas Dirk insiste em dizer que 2005 é melhor, e que o objectivo é sempre fazer algo melhor. Em prova este o Vertente, Redoma, Batuta e Charme.

Vertente 2005
As uvas são provenientes da Quinta de Nápoles, vinha com cerca de 20 anos no vale do Tedo e de vinhas velhas próximas do Pinhão. O vinho fermentou em lagares de inox e estagiou durante 15 meses em barricas de carvalho francês. O lote é essencialmente com as castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Amarela e Touriga Nacional. Apresenta-se já com um nariz bem apelativo, com muito fruto vermelho, cereja, violetas, especiaria e uma boa componente balsâmica. Na boca é fresco, ligeiramente mentolado, com os tanino bem domados e equilibrado. Final com carácter, mineral e com toques tostados. Um bom vinho para quem se quer aventurar ( um pouco mais de 10 euros) no universo Niepoort.
Nota 17

Redoma 2005
O Redoma é como o Douro, com grande carácter e personalidade. O 2004 foi um vinho que me encheu as medidas e que é difícil de o esquecer. Já o disse e provei ultimamente outra vez e fiquei deliciado. Este 2005 fermenta 50% em lagares e 50% em inox, indo depois para as barricas durante 18 meses. As vinhas que dão origem ao Redoma têm mais de 60 anos e são quase todas viradas a norte, para as uvas conseguirem ter maturações mais prolongadas e equilibradas. Cheio de expressão no aroma, intenso e complexo. Terra, ameixa, forte mineralidade, ervas aromáticas ( esteva, urze) e alguma marmelada, finamente casado com a madeira, tabaco, com alguma tosta e ligeiros fumados mostram um aroma muito complexo. Na boca, cheio de fruta e boa estrutura, com taninos presentes mas sem marcar demasiado a boca, o final é longo, fresco e com toques do estágio na madeira. É um prazer enorme ter este vinho no copo, embora ainda precise de um pouco mais de tempo em cave para se libertar.
Nota 17,5

Batuta 2005
A base deste vinho é a vinha do Carril, com mais de 70 anos, situada numa encosta virada a norte e outras vinhas velhas com cerca de 100 anos, próximo da Quinta de Nápoles. Fermentou em cubas onde teve uma maceração prolongada que durou até aos 60 dias. Estagia depois durante 20 meses em barricas. Com um aroma muito elegante e fino, com notas de barrica de elevada qualidade, parece que vem vestido de fraque, com fruto preto requintado, fumo, grafite, pimenta da jamaica... Bastante profundo e complexo e que impressiona qualquer nariz mais atento. Na boca, de enorme estrutura e com uma acidez alta, faz com que o vinho passe na boca por todos os lados deixando a sensação de seda, taninos finos e uma vez mais com a madeira a deixar o seu contributo num final longo, mineral, intenso e de grande nível. Um grande vinho em qualquer altura e em qualquer lugar! Como me confidenciou Dirk uma vez num tom de brincadeira, Batuta até com ostras vai bem...
Nota 18

Charme 2005
Um vinho feito de uma forma peculiar, onde os cachos que vêm dos cestos vão, depois de seleccionados, inteiros para dentro dos lagares de pedra de Vale Mendiz. Vai mesmo todo o engaço lá para dentro, bago, pele, graínha, ramada da videira... Tudo! O lote do Charme são vinhas muito velhas de Vale Mendiz, com idades entre os 70 e mais de 100 anos. Depois de fermentado nos lagares, adormece nas barricas durante 16 meses. Mal entra no copo, tem-se a noção que o vinho é diferente de todos os vinhos do Douro, pois a cor e a concentração do vinho é muito pouca. Assim que se mete o nariz no copo, sente-se uma lufada fresca e aromas muito intensos, chá verde, café, folhas de tabaco, muita especiaria, ervas secas... Tudo a um nível de elevada qualidade. Cereja, amoras e alguma maçã vermelha perfazem o conjunto aromático. Na boca mostra-se um vinho muito delicado, com taninos muito elegantes, fresco, a apontar nas boas notas tostadas, num final único, longo e muito perfumado. Um vinho espectacular, expressivo e que nos deixa um enorme sorriso na boca e a vontade de ter umas quantas caixas em casa, para ver como esta obra de arte evolui com o tempo. Fantástico.
Nota 19


Em suma, um produtor de excelência, com vinhos únicos mas também com preços por vezes inacessíveis ao consumidor Português. Para os Americanos e para o resto dos Europeus é bem mais fácil e até agradecem... Beber vinhos de classe mundial por menos de 80 euros às vezes não é fácil, e com estes e outros produtores Portugueses parece ser viável.

4 comentários:

  1. Mais um belo report!

    E ainda te faltam mais 3!
    Força nisso!

    ResponderEliminar
  2. Só para deixar uma nota sobre o Batuta 05: Provei-o no sábado passado e .... emocionei-me.

    Saudações enófilas
    Blacko

    ResponderEliminar
  3. Deixam realmente água na boca...
    Mas já agora, porque é que nunca mencionam os precos?
    Saudacoes.
    Isabel T

    ResponderEliminar
  4. Isabel T, "nunca" não é verdade.
    Em muitas das provas que faço apresento os preços.

    Os preços médios são deste vinhos são:

    Vertente 13 euros
    Redoma 23 euros
    Batuta 60 euros
    Charme 70 euros

    são vinhos dificeis de colocar um PVP, pois os preços são muito dispares de loja para loja...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.