quinta-feira, março 29, 2007

Alvarinhos

A casta Alvarinho é provavelmente a grande casta branca cultivada em Portugal e que faz vinhos extremes de bom nível e que tem bom potencial de envelhecimento.
Em prova esteve um Soalheiro de 2002, e dois de 2004, Casa do Capitão-Mor e Quintas de Melgaço. Deixo aqui uns breves apontamentos.

  • Soalheiro 2002 Concentrado na cor amarelo-limão, com muitas notas florais, citrinos, mineral e com um nariz elegante e bastante atractivo, com grande classe e nenhuma timidez. Na boca, a acidez está ainda para durar, com um forte carácter mineral, muito fresco e com um corpo harmonioso, permitindo uma excelente prova de boca com fruta, maçã, kiwi e uns toques vegetais. Final harmonioso e de grande persistência. Excelente vinho e cheio de força e ainda com juventude. Os 5 anos que passaram por cima parece que só lhe deram qualidade. Um dos melhores Soalheiros que já provei. Nota 17

  • Casa do Capitão-Mor 2004 Bem na cor amarelo palha, com ligeiros toques dourados e uma lágrima muito pouco comum para um alvarinho feito só em inox. Perfumado no aroma, com muita fruta, pêssego, melão, banana e algum mel. Aroma bem mais "quente" que o Soalheiro, com ligeira mineralidade, mas com um carácter frutado muito mais presente. Com grande untuosidade na boca, volumoso e harmonioso, com aromas de frutos tropicais, algum exotismo, acidez mediana, deixando ser um vinho um pouco mais pesado, mas que não desequilibra, num final de bom nível, comprido e marcado pelas frutas tropicais. Nota 16


  • Quintas de Melgaço 2004 Com cor amarelo palha de média concentração, o aroma é marcado por notas vegetais, citrinos e alguma casca de laranja num fundo fumado e elegante. A mineralidade está também muito presente, o que confere um carácter fresco e vincado no nariz. A boca, com algum volume, untuoso e onde a acidez está ainda bem presnte, com fruta citrina, tropical e com grande harmonia. Com um final marcado pela mineralidade e algum mel, parece estar num óptimo ponto para ser bebido, pois está muito equilibrado. Nota 16


2 comentários:

  1. Caros amigos e amigas,

    Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

    Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

    Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

    Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

    Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

    Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

    Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. When we talk aboutdata conversion india has been a great place to get those jobs done at a cheaper price.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.