segunda-feira, março 19, 2007

Montes Claros Reserva 2004

É o primeiro vinho da Adega Cooperativa de Borba que tem lugar no Vinho da Casa, apesar de os seus vinhos estarem disponíveis em muitos locais, e a preços bem simpáticos.

Este Montes Claros tinto, é feito com quatro castas, Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Tinta Caiada que estagiam 12 meses em barricas de Carvalho Francês.

Com14%vol e uma cor granada de média concentração quase translúcida.
No nariz, o aroma é elegante e fresco, com notas de morangos, ameixas, groselhas, com alguma borracha, num estilo muito perfumado e afinado. O lado floral também aqui está presente, trazendo alguma complexidade aromática, onde o estágio da barrica está em segundo plano, com uma boa tosta bem casada no vinho.

Na boca, é fresco, tem uma acidez bem viva, dando alegria ao vinho, que enganosamente se mostra musculado e bem estruturado, ( a pouca concentração em nada o previa) com taninos com T grande, onde as notas da barrica, chocolate e a fruta fresca nos dão alguma suavidade neste estilo que tenta ser potente. O vinho mostra-se portanto muito equilibrado na boca, com um bom final, onde sobressai o fumo e as especiarias.
Um vinho muito interessante e curioso, com pouca extracção mas com grande volume de boca.
Elegante no nariz e aguerrido na boca.
Excelente relação qualidade-preço.

Nota 17
Preço 6 euros
Produção 120.000

2 comentários:

  1. Vai começar a risota! Guarda-me um lugar na frente!

    ResponderEliminar
  2. great blog!
    I found it, looking in the net for the informations about one of my favourite wines- Montes Claros.

    I am writing guide about Lisbon and neighbourhood for one of the polish editors and I am always happy to finde some interesting news about your country, also about excellent portuguese wines.

    May I ask you, what are your favourit red and white wines (around 5-7 eur)?

    abracos da Polonia

    Janusz
    http://www.flickr.com/photos/janusz_st_andrasz/

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.